A EMPRESA INDUSTRIAL DE CHAPELARIA

Empresa Industrial de Chapelaria

História

Ficou conhecida entre as gentes da época pela "Fábrica Nova" e foi fundada, em 1914, por António José Oliveira Júnior, figura grata a S. João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola.
Inovadora ao nível das técnicas de fabrico e sempre atualizada perante as necessidades de mercado será desta empresa a responsabilidade da introdução do fabrico do chapéu de lã merina (lã fina), o chamado "chapéu da moda", por ser em tudo diferente do antigo chapéu de lã grosseiro até então produzido. Sendo a única empresa do País a possuir as máquinas e técnicas do fabrico deste chapéu, a Empresa Industrial de Chapelaria manterá durante muitos anos o monopólio do fabrico e venda deste artigo.
Encerrada em 1995, a Empresa Industrial de Chapelaria acompanhará toda a história desta indústria, refletindo, naturalmente, as suas épocas de prosperidade e declínio e ficando para sempre associada à imagem da fábrica que empregou e formou gerações sucessivas de chapeleiros e artífices que lhe devotaram uma vida inteira de trabalho.

Faça uma visita guiada ao Museu da Chapelaria e descubra todas as histórias sobre esta fábrica e os seus operários.