CEDÊNCIA DE EXPOSIÇÕES

CEDÊNCIA DE EXPOSIÇÕES

Os chapéus exerceram desde sempre um grande fascínio entre homens e mulheres. Símbolos sociais, culturais e identitários, os chapéus contam-nos muitas histórias sobre aquilo que somos, o que fomos e, até mesmo, o que poderemos vir a ser.
O Museu da Chapelaria tem diversas exposições preparadas para itinerância e disponíveis para museus, bibliotecas ou outras instituições culturais.
Consulte abaixo a nossa lista de exposições disponíveis e contacte o Serviço de Gestão de Coleções para agendar a sua exposição, através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

EXPOSIÇÕES PARA ALUGAR

OS CHAPÉUS DOS MEUS HERÓIS

OS CHAPÉUS DOS MEUS HERÓIS

Da Banda Desenhada, ao cinema e à televisão, muitos são os heróis e os vilões que fizeram do chapéu a sua imagem de marca e, mais do que isso, fizeram associar ao chapéu que usam diversas caraterísticas de personalidade e forma de estar na vida! Compreender esses personagens através dos seus chapéus é o objetivo desta exposição que apresenta belíssimas réplicas dos mais conhecidos personagens do mundo dos desenhos animados!

A VIRTUOSA SECRETÁRIA DO SR. CALOUSTE GULBENKIAN

A VIRTUOSA SECRETÁRIA DO SR. CALOUSTE GULBENKIAN

Esta exposição é um tributo a Maria Helena Knott ou Miss Knott como gostava de ser conhecida.
Conhecer a vida de Miss Knott e de Calouste Gulbenkian é o desafio desta exposição que apresenta alguns dos mais belos chapéus, vestidos e outros acessórios de moda que Miss Knott utilizou em diversos momentos profissionais ou sociais enquanto secretária do Sr. Calouste Gulbenkian.

CHAPÉUS DE TODO O MUNDO

CHAPÉUS DE TODO O MUNDO

Se ao gosto da viagem for aliado o gosto pela história, pela cultura e pelo prazer da descoberta, corremos o risco de querer trazer connosco um pouco de todos esses lugares que nos são diferentes mas que, no fundo, não são mais do que um de “nós” em outro contexto cultural.
A exposição “Chapéus de todo o Mundo” é o resultado de muitas dessas viagens e da generosidade desses viajantes que ofereceram ao Museu da Chapelaria o chapéu que trouxeram de diversas partes do Mundo.

TOUCADOS E CERIMÓNIAS

TOUCADOS E CERIMÓNIAS

Os toucados tiveram sempre grande protagonismo nas cerimónias mais tradicionais, como os casamentos, e foram usados como acessório de charme. Hoje em dia, contudo, já não é preciso ser princesa ou ir a um casamento para se usar este acessório. Enfeitados com penas, joias ou flores, os toucados são cada vez mais usados e estão cada vez mais na moda.

OS CRIADORES NACIONAIS E OS SEUS CHAPÉUS

OS CRIADORES NACIONAIS E OS SEUS CHAPÉUS

Diversos criadores nacionais têm vindo a introduzir nas suas coleções de prêt à porter ou alta-costura, o chapéu como acessório de moda. Esta exposição apresenta alguns dos mais belos chapéus produzidos recentemente por diversos designers portugueses e que desfilaram em lugar cimeiro nas passarelas do mundo inteiro.