CONCEITO E VOCAÇÃO

Imagem 2
Imagem 3

Conceito e Vocação

Conceptualmente orientado para a temática da Indústria da Chapelaria nos seus contornos de produção, comercialização, usos sociais e impacto económico, o Museu da Chapelaria assume-se como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou a história do Concelho mas também a história da industrialização portuguesa.
É um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente útil, que evoca múltiplas histórias e memórias, contribuindo para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses.
Neste contexto, o Museu da Chapelaria é o ponto de partida para itinerários culturais que tocam outros pontos de interesse da história da indústria do município e da região, e que alargam o âmbito da visita a outras temáticas, oferecendo aos seus visitantes uma visão mais apurada e interessante da realidade regional.