DOAÇÕES E DEPÓSITOS

Doações e depósitos 1
Doações e depósitos 2
Doações e depósitos 3

DOAÇÕES E DEPÓSITOS

O Museu da Chapelaria está recetivo a receber o seu chapéu e a tratar dele.
Se tem objetos relacionados com a Indústria de Chapelaria e não tem como os conservar corretamente, poderá entrar em contacto com a nossa equipa. Conte-nos a história do seu objeto e a história de quem o usou e como usou e faça deste museu, um Museu também seu.

 

De acordo com Política Aquisitiva do Museu, estamos disponíveis para receber objetos sempre que estes permitam: 

- completar o espólio atualmente existente;

- enriquecer as coleções com peças que possam melhorar o conhecimento sobre a indústria de chapelaria;

- salvaguardar espólios de valor patrimonial e cultural estimáveis e que estejam em condições de exigir tratamento possível de realizar pelo Museu, e que, cumulativamente, se relacionem com a indústria da região, especialmente, com a indústria de chapelaria.

 

Na sequência de qualquer doação o Museu da Chapelaria obriga-se:

- a proceder à incorporação, inventariação e estudo da coleção recebida;

- se necessário, a proceder a ações de conservação preventiva bem como a realizar intervenções curativas de conservação e restauro nas peças recebidas;

- a registar, catalogar e documentar a coleção;

- a interpretar os objetos que dela façam parte, associando-os às memórias que importa recolher junto dos anteriores proprietários.

 

A incorporação, inventariação e estudo da coleção não obrigará o Museu da Chapelaria a integrar a doação na sua exposição permanente ou de longa duração, nem em exposições temporárias, antes sendo usada quando se considerar necessário e da forma mais adequada, desde que com objetivos científicos, culturais, educativos e lúdicos, e atendendo sempre às questões de conservação das peças em questão.
Do doador espera-se todo o apoio possível (informativo, documental, iconográfico, ou outro) no sentido de facilitar o estudo e interpretação da coleção doada.

Para realizar uma doação, por favor, contacte o Serviço de Gestão de Coleções através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com