EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS PATENTES

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
Aracelli 1
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

inauguração:: 18 de maio | 16h00

encerramento:: 29 de setembro 2019

 

Araceli Sancho é uma designer de chapéus valenciana, com atelier na pequena cidade de Teruel. Multidisciplinar por natureza, Araceli Sancho atua em áreas concecionais distintas que passam pelas recriações históricas, pelas artes visuais e cénicas e, naturalmente, pela moda e design. O reconhecimento internacional enquanto mestre chapeleira surge da combinação da sua paixão pela moda e desenho criativo, força motriz da criatividade de Araceli Sancho, com o domínio exemplar das técnicas de fabrico tradicional de chapéus. Inspirando-se na visão e trabalho criativo que pontuam alguns dos grandes designers do século XX, como Elsa Schiaparelli ou Lilly Daché e, da atualidade, como Stephen Jones, Araceli Sancho cria poderosas narrativas visuais que conduzem o observador a novos tempos e espaços, do histórico ao contemporâneo e do imaginário ao real. Fundindo tradição e contemporaneidade, os chapéus e toucados de Araceli Sancho transformam-se, assim, em elementos profundamente emotivos e cheios de simbolismo capazes de transmitir a sua visão de mundo, sociedade, valores e ideais.

Chapéus Sanjoanenses 1
Chapéus Sanjoanenses 2
Chapéus Sanjoanenses 3

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

OS CHAPÉUS SANJOANENSES

5 de agosto a 22 de janeiro

Ao longo do século XX muitas foram as empresas de chapelaria que se instalaram em S. João da Madeira, produzindo, para todos os cantos do mundo, centenas de chapéus de feltro, palha e pano que levaram para longe o nome de S. João da Madeira.

Joanino, EICHAP, Elmo, Guerreiros, Viarco, Globo, Águia, Dallas são algumas das marcas que cobriram milhares cabeças de homens, mulheres e crianças, não só portuguesas como estrangeiras.

Dedicada inteiramente aos chapéus produzidos em S. João da Madeira, esta exposição apresenta alguns dos mais emblemáticos modelos criados pelas laboriosas e talentosas mãos dos chapeleiros sanjoanenses.