EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS PATENTES

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA | CHPÉUS DE TODO O MUNDO

SALA DOS USOS SOCIAIS | CHAPÉUS DE TODO O MUNDO

02 de fevereiro a 29 de julho de 2018

 

Esta exposição permite fazer uma grande viagem cultural e social até aos cinco continentes levando o visitante a entrar em contacto com a diversidade cultural, social e religiosa que constitui a Humanidade e que é o seu maior património. Compreender os traços distintivos de cada povo é o primeiro passo no respeito pela diversidade das culturas e o chapéu, enquanto objeto cultural, é um importante símbolo desta diversidade.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

HARVY SANTOS. OITO ESTAÇÕES

08 de abril a 23 de setembro de 2018

“Harvy Santos. Oito Estações” é a primeira exposição do novo ciclo de programação do Museu da Chapelaria, intitulado “Criar entre Mundos. Da Cabeça aos pés”.

Harvy Santos é um jovem designer de chapéus e toucados que vive, atualmente, em Londres. Nascido nas Filipinas, é influenciado por várias dinâmicas culturais e religiosas, como as fervorosas e tradicionais procissões Marianas, que acabam por ditar a sua forma de ser e de ver o mundo. Mas a alta-costura, a cultura Pop, o Punk Rock ou o universo das Drag Queens, são também elementos inspiradores, que Harvy Santos funde com os elementos tradicionais da sua cultura de origem. As suas peças combinam uma beleza requintada com uma teatralidade fresca e atrevida e, com elas, Harvy Santos é hoje apontado como um dos mais promissores designers de chapéus da atualidade.

Com esta exposição, Portugal recebe pela primeira vez o trabalho excecionalmente criativo deste designer. Dividida em 8 coleções diferentes, a exposição apresenta 81 chapéus de Harvy Santos, produzidos entre 2013 e 2017.

 

SOBRE HARVY SANTOS | O seu percurso artístico começou na dança, tendo treinado no Cultural Center of the Philippines Dance School. Integrou, mais tarde, a companhia júnior de ballet das Filipinas. Em 1997, entrou na Hong Kong Academy for the Performing Arts onde se formou e desenvolveu uma carreira como bailarino profissional por seis temporadas.

Porém, o fascínio de Harvy Santos pela Moda levou-o a criar figurinos e adornos de cabeça que são integrados em importantes espetáculos de ballet, como a “Paquita” ou o “Lago dos Cisnes” e, ainda, em algumas produções de televisão. Em 2005, abandonou em definitivo a dança e dedicou-se exclusivamente à carreira de designer. A partir de 2008, dedicou-se à produção de chapéus e toucados. No ano seguinte, entrou na afamada Kensington and Chelsea College onde se formou com distinção no curso de Chapelaria. Harvy Santos estagiou com alguns dos maiores designers de chapéus, como Noel Stewart e Stephen Jones onde teve a oportunidade de criar peças para várias figuras públicas como Kylie Minogue ou Lady Gaga, e criadores consagrados como Thom Browne, Giles Deacon, Marc Jacobs e John Galliano.

Vencedor de diversos prémios, Harvy Santos foi nomeado Designer de Chapéus do Ano pela Hat Magazine’s (2012). É participante no “Headonism”, iniciativa da British Fashion Council que pretende promover os jovens criadores. Aparece regularmente no guia de estilos de Royal Ascot e as suas peças são usadas por influentes divas do Pop como Hebe Tien ou Lady Gaga.