GRUPOS NO MUSEU

GRUPOS NO MUSEU

Em função da natureza específica dos grupos (faixas etárias e interesses pedagógicos específicos) organizamos visitas orientadas e oficinas pedagógicas ou workshops.
Informe-se acerca da tipologia de visitas e oficinas que temos disponíveis no Serviço Educativo do Museu.

VISITAS ESCOLARES

VISITAS TÉCNICAS | DOCENTES

VISITAS TÉCNICAS | DOCENTES

Os professores poderão fazer uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria. Esta visita pretende estabelecer e definir os interesses culturais e pedagógicos do professor e adaptar os conteúdos da visita a esses mesmos interesses. O Museu disponibiliza um dossier pedagógico para preparação da visita junto dos seus alunos e para exploração posterior de conteúdos e ações pedagógicas.
As visitas preparatórias são gratuitas para o professor e devem ser reservadas com antecedência.

VISITAS ESCOLARES | AVALIAÇÃO DE RISCO

VISITAS ESCOLARES | AVALIAÇÃO DE RISCO

O Museu da Chapelaria não pode assumir um dever de cuidado do grupo. Ao planear uma visita ao Museu, os grupos são aconselhados a garantir que uma pessoa competente (por cada 20 alunos) realiza uma avaliação de risco adequada às necessidades específicas do seu grupo.

PROGRAMAS EDUCATIVOS

Programas Escolares 1
Programas Escolares 2
Programas Escolares 3

Programas Escolares

O Serviço Educativo do Museu recebe grupos de alunos e professores, mediante marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridades dos visitantes.
Para que a visita tenha o sucesso esperado é necessário existir uma estreita colaboração entre os técnicos do Serviço Educativo e os professores acompanhantes, pelo que se sugere que o professor desenvolva primeiramente uma visita preparatória ao Museu da Chapelaria.

 

Em função dos públicos e dos interesses didático-pedagógicos, disponibilizamos as seguintes tipologias de atividades:

 1. Visita - constituída apenas pela visita guiada à exposição permanente e/ou temporária. Esta visita pode ser geral ou temática (duração estimada: 50 minutos)

 

2. Visita + oficina de trabalho - constituída pela visita à exposição permanente e/ou temporária seguida da realização de uma oficina de trabalho previamente escolhida (duração estimada: 90 minutos)

 

3. Oficina de trabalho – este módulo consiste na realização de um atelier escolhido pelo visitante no espaço destinado ao Serviço Educativo (duração estimada: 40 minutos)

 

Com o objetivo de atender à grande diversidade de necessidades e expetativas dos visitantes, concebemos diferentes programas pedagógicos:

Programas para grupos escolares, destinados especificamente a:

- Educação Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos de Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Superior

- Educadores, professores e formadores

 

Programas abertos ao público, dirigidos a diferentes idades e tipos de grupos:

- Crianças dos 3 aos 5 anos

- Crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE’S)

- Grupos de adolescentes e jovens adultos

- Famílias – pais, filhos, avós e netos

- Adultos

Informe-se junto do Serviço Educativo dos diferentes programas escolares, através do telefone 256 201 680.

PROGRAMAS PARA SENIORES

Programas para Seniores 1
Programas para Seniores 2
Programas para Seniores 3

Programas para Seniores

CHAPÉUS PELA RUA FORA

O projeto “Chapéus pela rua fora” dirige-se a seniores com mobilidade reduzida que não têm condições físicas para se deslocarem ao Museu. Assim, o Museu desloca-se às instituições de apoio a seniores, sendo aí organizado um conjunto de atividades lúdicas. As sessões têm a duração aproximada de 1 hora cada, podendo ser agendadas várias sessões por cada lar de idosos. Em contrapartida o centro deve providenciar uma visita às exposições do Museu para os utentes sem restrições de mobilidade. Esta ação visa criar condições para que o maior número de pessoas possa usufruir do Museu levando até aos centros de apoio a idosos as histórias e as vivências retratadas pelo Museu.

 

AINDA SOU DO TEMPO…. DO CHAPÉU

Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu um programa especificamente dirigido ao público sénior. São desenvolvidas atividades lúdicas e didáticas para população sénior, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e o convívio. Para tal preparamos um conjunto de atividades desenvolvidas por profissionais com experiência na área da Animação Sénior. O projeto “Ainda sou do tempo… do Chapéu” pretende proporcionar aos nossos visitantes momentos descontraídos e lúdicos. Desenvolvemos visitas às exposições permanentes de uma forma simples e descontraída que poderão ser colmatadas por um conjunto de atividades que visam estimular a criatividade do público sénior.

 

Tipologias de visita:

- visita à Exposição Permanente (com ou sem oficina);

- visita à Exposição Temporária (com ou sem oficina);

- visita à Sala dos Usos Sociais (com ou sem oficina).

PÚBLICO COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

PÚBLICO COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Serviço Educativo desenvolve um conjunto de visitas orientadas e atividades dirigidas a públicos com necessidades especiais que exploram os diferentes sentidos, recorrendo a oficinas de expressão corporal e trabalhando a motricidade fina.
As oficinas recorrem à expressão corporal, à pintura e aos sons, levando os participantes a descobrirem e superarem os seus próprios limites.
Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do Museu.