Museu da Chapelaria participa na exposição ´Museu Infinito`patente no Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa

26 Fevereiro 2016

Está patente no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, a exposição “Museu Infinito” que expõe, entre muitos outros objectos, peças da coleção do Museu da Chapelaria.
A exposição “Museu Infinito” dá a conhecer ao grande público o Museu Industrial e Comercial do Porto (MICP) constituído por decreto em 1883, graças à ação de António Augusto Aguiar, mas sobretudo ao empenho do historiador e crítico de arte Joaquim de Vasconcelos (1849-1936). O MICP, tal como o Museu Industrial de Lisboa e as escolas industriais e de desenho industrial com as quais se articulavam, desenvolveram-se no contexto da política de fomento industrial do Governo de Fontes Pereira de Melo, por iniciativa do Ministro António Augusto de Aguiar. O MICP foi, assim, um dos primeiros museus nacionais dedicados às artes industriais ou artes aplicadas, na esteira dos primeiros Museus de Artes Aplicadas à Indústria e dos Museus de Artes Decorativas constituídos no seguimento da Revolução Industrial, um pouco por toda a Europa, e que são hoje referências incontornáveis no panorama museológico mundial.
De entre as inúmeras instituições nacionais e colecionadores que colaboraram com o Museu do Design e da Moda nesta exposição, encontra-se o Museu da Chapelaria que aí expõe um chapéu de coco, ferramentas, matérias-primas e outros objetos relacionados com a produção de feltros e chapéus.
Para mais informações consulte o site do Museu do Design e da Moda em www.mude.pt.

Workshop de feltragem com agulha

18 Fevereiro 2016

Workshop de feltragem com agulha

No próximo dia 20 de fevereiro, sábado, irá decorrer no Museu da Chapelaria um workshop de iniciação à técnica de feltragem com agulha.

O feltro é um “tecido não tecido” pois, na verdade, é um têxtil que não é tecido! Ao contrário dos tecidos que exigem o cruzamento de fios (teia e trama), o feltro é um aglomerado de fibras naturais ou sintéticas que se fixam umas à outras na sequência de diferentes técnicas de feltragem.

O workshop tem a duração de 3 horas e um custo de 15 euros, que inclui uma visita guiada ao Museu da Chapelaria e todos os materiais a utilizar no workshop.

Para mais informações consulte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680/2 ou do e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Prolongamento da exposição ´Volta ao Mundo em Muitos Chapéus` até 1 de maio

17 Fevereiro 2016

Prolongamento da exposição ´Volta ao Mundo em Muitos Chapéus` até 1 de maio

Resultado da grande adesão de público, o Museu da Chapelaria prolongará a exposição “Volta ao Mundo em Muitos Chapéus” até ao próximo dia 1 de maio.
No contexto do 10º aniversário do Museu, celebrado em 2015, estão expostas as coleções de Daniel Serra Vaz e Manuel Pinho, que reúnem chapéus provenientes de quase todo o mundo.
Se ainda não teve oportunidade de visitar esta exposição, que permite realizar uma grande viagem em torno da diversidade cultural, poderá ainda agendar uma visita comentada e requisitar as oficinas de exploração pedagógica.
Para mais informações consulte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com e solicite o dossier pedagógico da exposição.
Museu da Chapelaria tem novo site a pensar a si

01 Fevereiro 2016

Museu da Chapelaria tem novo site a pensar a si

Assinalando o encerramento das comemorações do 10º aniversário, o Museu da Chapelaria disponibiliza a partir de hoje uma nova forma de comunicação com os seus públicos através deste novo site.

Aqui poderá encontrar informações acerca do Museu, acerca das nossas atividades e programas, acerca das nossas exposições permanentes e temporárias e, ainda, um conjunto de informações úteis para organizar e tirar o máximo proveito da sua visita ao Museu da Chapelaria, seja em família, em grupo escolar ou em grupo de amigos ou colegas de trabalho.

Paralelamente, mantemos a nossa presença nas redes sociais facebook, blog e instagram.

Esperamos contar com a sua visita e estaremos sempre disponíveis para si através dos nossos contactos habituais.