A “Poesia à Mesa” já está nas ruas.

18 Março 2016

A “Poesia à Mesa” já está nas ruas.

A campanha Poesia à Mesa 2016 está de volta às ruas de S. João da Madeira entre 11 e 21 de março. Ao longo destes dias os poetas homenageados viajam até aos locais mais improváveis, arrancando muitos risos e sorrisos aos que param, naquele momento, para se entregarem às suas palavras.

No passado dia 14 de março, dezenas de funcionários pararam e o ambiente industrial da FEPSA silenciou-se para dar lugar à Poesia dita por Paulo Condessa e também por António Resende, encarregado do sector da tinturaria da FEPSA, que escreveu e declamou um belíssimo texto… um maravilhoso diálogo entre máquinas que disputam a importância do seu lugar na produção!

Hoje, dia 18 de março, pelas 21h00, a Fábrica dos Sentidos, restaurante do Museu da Chapelaria, irá acolher uma declamação poética por Paulo Condessa e José Fanha. Será uma noite única que contará com a presença de Nuno Moura e Daniel Maia-Pinto Rodrigues, dois poetas homenageados este ano.
Reserve já a sua mesa.

9ª Edição do Concurso ´A minha escola adota um museu um palácio um monumento...`

11 Março 2016

A 9ª edição do concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…” decorre até ao dia 31 de março de 2016.
Esta iniciativa é dirigida a alunos dos ensinos básico e secundário, promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O seu objetivo é estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.
O concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela DGPC.
A entrega dos trabalhos (portefólios contendo os trabalhos para apreciação) deverá ocorrer nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou.
A divulgação dos resultados decorrerá a partir do dia 2 maio nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
A Entrega de Prémios e Exposição dos Trabalhos Premiados decorrerá num museu ou palácio tutelado pela DGPC, a indicar, no dia 18 de maio de 2016.
Se ainda não participou, pode fazê-lo até dia 31 de março de 2016.
Para mais informações e prazos do concurso consulte o site www.patrimoniocultural.pt.