Apresentação da biografia de Manoel Vieira Araújo

27 Abril 2016

Apresentação da biografia de Manoel Vieira Araújo

No próximo sábado, dia 30 de abril, pelas 16h00, irá decorrer no auditório do Museu da Chapelaria, a apresentação do livro “Manoel Vieira Araújo. A sua vida, a sua obra, a sua terra”, da autoria de José António de Araújo Pais Vieira.

Figura proeminente da cidade, Manoel Vieira Araújo foi um brilhante industrial de S. João da Madeira, tendo fundado, em 1919, a Vieira Araújo & Companhia, dedicada à produção de chapéus. Em meados do século XX, diversificando a sua atividade, criou a fábrica de Lápis VIARCO. Paralelamente, foi ainda Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira entre 1954 e 1962, tendo prestado particular atenção ao desenvolvimento cultural da sua terra.

Contamos com a sua presença.

Nova exposição temporária ´O que as nossas mãos fizeram`

07 Abril 2016

Nova exposição temporária ´O que as nossas mãos fizeram`

A partir do próximo dia 09 de abril está patente, na sala dos usos sociais do Museu da Chapelaria, a exposição “O que as nossas mãos fizeram” que se enquadra no ciclo expositivo de 2016 dedicado à comemoração do 90º Aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira.

“O que as nossas mãos fizeram” dedica-se à indústria da chapelaria. Que chapéus foram produzidos pelos hábeis operários de S. João da Madeira, que marcas foram criadas, como é que a imprensa analisou e retratou este sector ao longo das primeiras décadas do século XX, são algumas das questões que abordamos com esta exposição.

Uma das primeiras atividades industriais a fixar-se em S. João da Madeira foi, precisamente, a produção de chapéus, estando documentada a existência de chapeleiros desde o século XVIII.

S. João da Madeira ficou conhecida, desde muito cedo na sua história, pelo fabrico artesanal de chapéus de pano ou lã grossa, de chapéus de aba larga usados no Alentejo e dos pequenos chapéus femininos, de aba revirada, da Beira Litoral.

Mas, durante o século XIX, um conjunto muito favorável de fatores, nomeadamente, a excelente qualidade do trabalho e a persistência e a tenacidade dos seus trabalhadores, estimulou um grande desenvolvimento industrial e económico e um consequente aumento de fábricas e pequenas oficinas de produção de chapéus.

A partir desse momento e, sobretudo, após o surgimento, em 1914, da “Empresa Industrial de Chapelaria, Lda.”, a indústria da chapelaria conhece, verdadeiramente, um grande crescimento. Aqui começa uma importante história que levará, pelo mundo fora, os chapéus fabricados pelas hábeis mãos dos nossos chapeleiros, desde os icónicos chapéus de cowboy, passando pelo chapéu feminino da polícia inglesa e por chapéus religiosos até aos mais variados chapéus de uso quotidiano, quer feminino, quer masculino, como as cloches e cartolas, capelines e cocos.

Esta exposição fala-nos desses chapéus e das mãos que os produziram, conduzindo os visitantes ao longo de uma história com mais um século de existência, história essa que é também crucial para que a cidade tenha conseguido a sua emancipação concelhia.

Escutas... alerta!

02 Abril 2016

Escutas... alerta!

Concurso de fotografia no facebook que visa eleger a fotografia mais criativa dos escuteiros. Do modelo BP (Baden Powell), passando pela boina e pelo boné, o chapéu é um elemento identitário dos escuteiros. Para celebrar o Dia do Escutismo, desafiamos todos os escuteiros a enviarem uma fotografia sua com um destes chapéus até ao dia 23 de abril.

A foto mais votada terá direito a um kit de boas-vindas constituído por quatro entradas gratuitas no Museu da Chapelaria.

Para mais informações contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680 ou do email: museu.chapelaria@gmail.com.

Workshop de feltragem de sabonetes

01 Abril 2016

Workshop de feltragem de sabonetes

No próximo dia 09 de abril, às 14h30, decorre um novo workshop de feltragem no Museu da Chapelaria.
Recorrendo à técnica de feltragem de sabonetes, os participantes irão aprofundar conhecimentos no domínio da feltragem.
Deste workshop resultarão fantásticos trabalhos, como sabonetes feltrados, bolinhas de lã aromáticas e as ecológicas wool dryer balls, que os participantes levarão consigo no final do workshop.
A formação estará a cargo da Associação Casa Céu e Terra e, todos os materiais necessários estão incluídos no preço.

Para mais informações, por favor, contacte-nos através do e-mail museuchapelaria@cm-sjm.pt ou do telefone 256 201 680.
Aguardamos a sua presença.