XII Encontro de Chapeleiros

21 Junho 2016

XII Encontro de Chapeleiros

Como vem sendo tradição desde a inauguração do Museu da Chapelaria, decorre no próximo sábado, 25 de junho, a partir das 15h00, o XII Encontro de Chapeleiros.

Assinalando o aniversário do Museu da Chapelaria (22 de junho), este encontro promove o convívio entre os atuais e antigos chapeleiros, estabelecendo pontes entre diferentes gerações de profissionais.

O Encontro inicia-se com a abertura da exposição temporária “O chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer”, seguindo-se a atuação do grupo Tuna d'Os Voluntários de S. João da Madeira e terminando com o habitual lanche convívio.

A participação no Encontro de Chapeleiros carece de inscrição devendo realizar-se, até ao próximo dia 24 de junho, através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com.

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

01 Junho 2016

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

Entre 14 e 21 de maio, o Museu da Chapelaria comemorou mais um Dia Internacional dos Museus, tendo recebido, nessa semana, mais de 1500 visitantes.
As comemorações começaram na manhã de 14 de maio, com a visita temática "Paisagens Culturais" que desvendou a vida de alguns dos mais ilustres sanjoanenses que no início do século passado se dedicaram ao desenvolvimento de S. João da Madeira.
O percurso teve início no Museu da Chapelaria com a visita "Uma cidade de chapéus" e seguiu fora de portas com uma caminhada por diversos edifícios históricos da cidade como os palacetes da Quinta dos Oliveiras, da Quinta do Rei da Farinha e da Quinta dos Condes, entre tantos outros.
Na tarde do dia 14 de maio, o Museu da Chapelaria inaugurou uma nova exposição temporária. Intitulada UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA, por alusão ao nome usado nos primeiros documentos que referem este lugar, esta exposição celebrou simultaneamente o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Dia da Cidade (16 de Maio) e os 90 anos do Concelho de S. João da Madeira.
A inauguração da exposição contou com a brilhante performance do Coro de Câmara de S. João da Madeira.
Entre os dias 14 e 21 de maio, o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria realizou 36 visitas temáticas, a mais de 1000 visitantes.
No dia 21 de maio, Noite dos Museus, o Museu da Chapelaria esteve aberto ininterruptamente entre as 10h00 e as 24h00 tendo realizado, durante o dia, visitas guiadas a diversos grupos.
A noite começou com um jantar temático organizado pela Fábrica dos Sentidos (restaurante do Museu).
A partir das 22h, decorreu o espetáculo de teatro “O Último Turno dos Unhas Negras” baseado no romance do sanjoanense João da Silva Correia.
Neste espetáculo participaram 35 atores dos grupos de teatro A Bem Dizer, Anim’art, Aproj, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe.
Este momento memorável e emotivo apenas foi possível graças ao empenhamento e forte profissionalismo destes atores e dos responsáveis pelos grupos.
O Museu da Chapelaria gostaria, por isso, de agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a realizar mais uma celebração do Dia dos Museus, desde os colegas da Câmara Municipal até aos grupos de teatro e associações da nossa cidade e, finalmente, a si que nos visitou, que participou nas nossas atividades e nos ajudou, através das redes sociais, a divulgar o nosso programa.
Foi o vosso apoio e a vossa disponibilidade em se associarem, desde a primeira hora, a esta festa, que nos permitiu levar por diante a nossa comemoração!