EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

20 Março 2018

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

CHAPÉUS DE HARVY SANTOS PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL.

O DESIGNER DAS DIVAS DA POP!

No próximo dia 08 de Abril, pelas 16h00, o Museu da Chapelaria inaugura a primeira exposição temporária do seu novo ciclo programático “Criar entre mundos. Da cabeça aos pés”.

Intitulada “HARVY SANTOS. OITO ESTAÇÕES”, esta exposição traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo deste designer, considerado como um dos mais promissores designers de chapéus da atualidade.

A exposição divide-se em 8 coleções diferentes, apesentando 81 chapéus produzidos entre 2014 e 2017.

Nascido nas Filipinas, e radicado em Londres, Harvy Santos é influenciado por várias dinâmicas culturais e religiosas, como as fervorosas e tradicionais procissões Marianas, mas também pela alta-costura, pela cultura Pop, pelo Punk Rock ou pelo universo das Drag Queens. As suas peças combinam uma beleza requintada e uma teatralidade fresca e atrevida que lhe granjearam já vários prémios.

O seu percurso artístico começou na dança, tendo treinado no Cultural Center of the Philippines Dance School. Integrou, mais tarde, a companhia júnior de ballet das Filipinas. Em 1997, entrou na Hong Kong Academy for the Performing Arts onde se formou e desenvolveu uma carreira como bailarino profissional por seis temporadas.

Porém, o fascínio de Harvy Santos pela Moda levou-o a criar figurinos e adornos de cabeça que são integrados em importantes espetáculos de ballet e em algumas produções de televisão. Em 2005, abandonou em definitivo a dança e dedicou-se exclusivamente à carreira de designer. A partir de 2008, dedicou-se à produção de chapéus e toucados.

Harvy Santos estagiou com alguns dos maiores designers de chapéus dos Mundo, como Noel Stewart e Stephen Jones onde teve a oportunidade de criar peças para várias figuras públicas como Kylie Minogue ou Lady Gaga, e criadores consagrados como Thom Browne, Giles Deacon, Marc Jacobs e John Galliano.

Vencedor de diversos prémios, Harvy Santos foi nomeado Designer de Chapéus do Ano pela Hat Magazine’s (2012). É participante no “Headonism”, iniciativa da British Fashion Council que pretende promover os jovens criadores. Aparece regularmente no guia de estilos de Royal Ascot e as suas peças são usadas por influentes divas do Pop como Hebe Tien ou Lady Gaga.

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

16 Março 2018

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

Há uma urgência, quase compulsória, no ato de criar, esse mesmo que nos faz tirar do nada um tudo. Que confere existência onde antes havia apenas vazio. Criar é produzir. É fazer nascer. Criar é, também, expurgação. É ato de aperfeiçoamento.

Assim é “criar” nos criadores que, em 2018, assomam às salas de exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado. Neles, em todos eles, criar tornou-se uma premência que alimenta e, simultaneamente, confere existência.

“Criar entre mundos. Da cabeça aos pés” é então a chave conceptual da programação do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, conceito que remete, por um lado, para a multiplicidade cultural e identitária que a proveniência de cada um dos artistas convidados sugere mas também, e a esse tempo, para as múltiplas ideias, conceitos e mensagens que a obra de cada um deles expõe.

Em 2018, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado vão receber 4 novos designers-artistas, cujas exposições temporárias estarão patentes entre Abril e Dezembro. Descobrir os seus mundos e modos de criação e expressão é a proposta dos dois Museus da Cidade, a que se associarão, para além das respetivas exposições temporárias, masterclasses, projectos educativos e pedagógicos, visitas temáticas e tantas outras ações que farão justificar, sempre, uma nova visita a cada um destes belíssimos museus.

Esteja atento(a). Teremos mais novidades em breve!

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

13 Março 2018

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. Este natal decorre de 26 a 29 de março, no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.

Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.

Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.

O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.

Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

Consulte o nosso programa aqui.

Para mais informações e inscrições dirija-se ao Museu da Chapelaria ou contacte-nos pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.