Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

02 Dezembro 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

Estão abertas as inscrições para o Culturando por aí... Férias de natal, que decorre de 17 a 28 de dezembro no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. 
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

 

Para mais informações e inscrições contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

V Simpósio Internacional Fusões no Cinema

21 Novembro 2018

V Simpósio Internacional Fusões no Cinema

Nos próximos dia 23 e 24 de novembro, o Museu da Chapelaria vai acolher o V Simpósio Internacional Fusões no Cinema.

 

Dirigido ao público em geral com interesse na temática do cinema e, de uma forma particular, a todos os educadores e docen­tes dos ensi­nos básico e secun­dá­rio, este evento é de acesso gratuito e permite o acesso à acreditação da Ação de Curta Duração Cinema e Educação: Abordagens Multidisciplinares. 

 

Para além de conferências e mesas de discussão, o evento promove ainda a realização de workshops em sessões de cinema.

 

Esta edição é co-orga­­ni­­zada pelos Cami­nhos Film Fes­ti­val, pela Uni­dade de Desen­vol­vi­mento dos Cen­tros Locais de Apren­di­za­gem (UMCLA) da Universidade Aberta, pelo Centro Local de Aprendizagem da Uni­ver­si­dade Aberta de S. João da Madeira e que conta, com o apoio da Câmara Muni­ci­pal de S. João da Madeira. 

 

Se estiver interessado em participar deverá realizar a sua inscrição (obrigatória) aqui.

 

Para mais informações sobre o programa aceda aqui.

PROGRAMA FAMÍLIAS | 03 de novembro

02 Novembro 2018

PROGRAMA FAMÍLIAS | 03 de novembro

O primeiro sábado de cada mês é inteiramente dedicado às Famílias.
Reúna toda a sua família e venha ao Museu da Chapelaria descobrir segredos, desvendar mistérios e divertir-se com as diversas atividades que temos para si. 
Traga os seus filhos, pais, avós e amigos e passe um sábado “de se lhe tirar o chapéu” no Museu da Chapelaria.
 
Para o próximo Programa Famílias, já no dia 03 de novembro, o Museu da Chapelaria sugere a seguinte atividade: “Um chapéu para a árvore do museu”. Com a época natalícia a aproxima-se o museu começa a preparar a sua árvore de natal muito, mesmo muito especial. Vem com a tua família ao museu e cria um fantástico chapéu para nela colocar.
 
Este atelier é gratuito, mediante marcação prévia, para crianças entre os 6 e os 10 anos. 
Esta atividade decorre em dois horários diferentes: 11h00 e 15h00.
MASTERCLASS COM ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA

03 Outubro 2018

MASTERCLASS COM ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA

No dia 12 de outubro, o Museu da Chapelaria organiza uma masterclass com a designer de chapéus Estibalitz Diaz de Durana.

Dirigida a alunos do ensino superior e cursos tecnológicos de design e design de moda, os participantes terão uma oportunidade única de conhecer uma das mais talentosas designers de chapéus de Espanha, Estibalitz Diaz de Durana. Constituindo um importante momento de reflexão e partilha de experiências, durante a sessão serão abordados os processos criativos, materiais e técnicas de criação utilizadas pela designer, sendo aprofundadas e desenvolvidas competências ao nível da moda, do design e estilo.

Nota: Entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Esta masterclass decorre em espanhol.

 

Para mais informações e/ou inscrições, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 200 206 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

MESA REDONDA :: ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA & CAROLIN HOLZHUBER - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

01 Outubro 2018

MESA REDONDA :: ESTIBALITZ DIAZ DE DURANA & CAROLIN HOLZHUBER - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

Reflectindo sobre os limites da indústria e da arte no sector da Moda, decorre no dia 13 de outubro, às 16h00, uma mesa redonda que conta com a presença das designers Estibalitz Diaz de Durana e Carolin Holzhuber.
Dirigida ao público em geral, ao longo desta conversa, as artistas-designers vão partilhar algumas questões centrais do seu processo criativo e percurso profissional e empresarial, explorando a temática da moda, quer enquanto sector industrial, quer enquanto expressão artística.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia. 

Nota: A mesa redonda decorre em inglês.

 

Para mais informações, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do 256 004 006.

FADO NO MUSEU DA CHAPELARIA | 29 DE SETEMBRO | JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

21 Setembro 2018

FADO NO MUSEU DA CHAPELARIA | 29 DE SETEMBRO | JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

Inserido no projecto Sons no Património, da Área Metropolitana do Porto, o Museu da Chapelaria recebe o extraordinário espetáculo de RICARDO RIBEIRO, um dos mais destacados fadistas da nova geração, no dia 29 de Setembro, às 15h.
Não perca.

 

A entrada é gratuita!

 

SOBRE RICARDO RIBEIRO | Em 2001, a convite do ministério da cultura Francês, representou Portugal num festival de encontro de culturas e em 2004 editou o seu primeiro trabalho discográfico.
Em 2005, recebeu o prémio Revelação Masculina da Fundação Amália Rodrigues e, em 2006, a Casa da Imprensa atribui-lhe o seu prémio revelação. Em 2011, a Fundação Amália volta a distinguir Ricardo Ribeiro, com o prémio Melhor Intérprete.
Ricardo Ribeiro tem colaborado em projectos de alguns dos nomes maiores da música portuguesa, de João Gil a Rão Kyao ou Pedro Jóia.
O fadista despertou a atenção da crítica internacional quando, em 2008, colaborou no disco “Em Português” do alaúdista Rabih Abou Khalil. A interpretação de Ricardo Ribeiro foi alvo de grandes elogios e o disco “Em Português” foi eleito um dos 10 melhores álbuns pela revista britânica “Songlines”.

Jornadas Europeias do Património 2018

01 Setembro 2018

Jornadas Europeias do Património 2018

Nos dias 28 e 30 de setembro e sob o tema "Partilhar Memórias", o Museu da Chapelaria organiza um conjunto de visitas temáticas, conduzidas por antigos chapeleiros, que vão contar as suas histórias e as histórias de tantos outros chapeleiros que ao longo de várias décadas fizeram da fábrica a sua casa.

Esta atividade é gratuita e decorre em dois horários, 11h00 ou 15h00, mediante marcação prévia.

Para mais informações e inscrições, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 200 206.

As quintas dos museus

01 Agosto 2018

As quintas dos museus

Visita gratuita noturna + jantar com 10% de desconto

 

Durante o mês de agosto, às quintas-feiras, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e o Restaurante Fábrica dos Sentidos associam-se para proporcionar aos seus visitantes uma visita guiada especial seguida de um jantar (com 10% de desconto).

 

Programa disponível para marcações prévias e grupos superiores a 4 pessoas.

Dias: 2, 16 e 30 | Museu do Calçado

Dias: 9 e 23 | Museu da Chapelaria

Horários: 19h30 e 20h30

 

Para mais informações, contacte-nos através dos telefones: Museu da Chapelaria - 256 200 206 ou Museu do Calçado - 256 004 006.

Os museus da cidade estiveram em festa

01 Junho 2018

Os museus da cidade estiveram em festa

Ao longo deste mês, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado têm estado em festa. 

No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, este ano dedicados ao tema "Museus hiperconetados. Novas abordagens, novos públicos", o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado propuseram, aos seus públicos, um conjunto de atividades e visitas temáticas que celebram um património comum - a indústria - que foi e, ainda, é edificador de uma comunidade, a de S. João da Madeira. 

Colocando em evidência não apenas a importância da conectividade digital como, mais relevantemente, a importância e significado da conectividade social baseada nas nossas comunidades de referência, ao longo deste mês realizaram-se visitas guiadas gratuitas, conversas com antigos chapeleiros e sapateiros, um espetáculo de teatro e, até, uma Louca festa do chá... na companhia da Alice e do seu eterno amigo, o Chapeleiro Maluco. 

 

A todos os que nos visitaram, o nosso muito obrigado.

MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

04 Maio 2018

MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos

 

“Hiperconectividade” é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje, os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018.

 

É impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente. Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das coleções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de coleções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais.

 

Contudo, nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projetos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas colecões.

 

Associando-se a esta temática geral, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado propõe um conjunto de atividades e visitas temáticas que irão pôr em evidência não apenas a importância da conectividade digital como, mais relevantemente, a importância e significado da conectividade social baseada nas nossas comunidades de referência.

 

Esteja atento à nossa programação para este mês.

Consulte a nossa agenda e fique a par das nossas atividades.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

20 Março 2018

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

CHAPÉUS DE HARVY SANTOS PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL.

O DESIGNER DAS DIVAS DA POP!

 

No próximo dia 08 de Abril, pelas 16h00, o Museu da Chapelaria inaugura a primeira exposição temporária do seu novo ciclo programático “Criar entre mundos. Da cabeça aos pés”.

Intitulada “HARVY SANTOS. OITO ESTAÇÕES”, esta exposição traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo deste designer, considerado como um dos mais promissores designers de chapéus da atualidade.

A exposição divide-se em 8 coleções diferentes, apesentando 81 chapéus produzidos entre 2014 e 2017.

 

Nascido nas Filipinas, e radicado em Londres, Harvy Santos é influenciado por várias dinâmicas culturais e religiosas, como as fervorosas e tradicionais procissões Marianas, mas também pela alta-costura, pela cultura Pop, pelo Punk Rock ou pelo universo das Drag Queens. As suas peças combinam uma beleza requintada e uma teatralidade fresca e atrevida que lhe granjearam já vários prémios.

O seu percurso artístico começou na dança, tendo treinado no Cultural Center of the Philippines Dance School. Integrou, mais tarde, a companhia júnior de ballet das Filipinas. Em 1997, entrou na Hong Kong Academy for the Performing Arts onde se formou e desenvolveu uma carreira como bailarino profissional por seis temporadas.

Porém, o fascínio de Harvy Santos pela Moda levou-o a criar figurinos e adornos de cabeça que são integrados em importantes espetáculos de ballet e em algumas produções de televisão. Em 2005, abandonou em definitivo a dança e dedicou-se exclusivamente à carreira de designer. A partir de 2008, dedicou-se à produção de chapéus e toucados.

Harvy Santos estagiou com alguns dos maiores designers de chapéus dos Mundo, como Noel Stewart e Stephen Jones onde teve a oportunidade de criar peças para várias figuras públicas como Kylie Minogue ou Lady Gaga, e criadores consagrados como Thom Browne, Giles Deacon, Marc Jacobs e John Galliano.

Vencedor de diversos prémios, Harvy Santos foi nomeado Designer de Chapéus do Ano pela Hat Magazine’s (2012). É participante no “Headonism”, iniciativa da British Fashion Council que pretende promover os jovens criadores. Aparece regularmente no guia de estilos de Royal Ascot e as suas peças são usadas por influentes divas do Pop como Hebe Tien ou Lady Gaga.

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

16 Março 2018

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS

Há uma urgência, quase compulsória, no ato de criar, esse mesmo que nos faz tirar do nada um tudo. Que confere existência onde antes havia apenas vazio. Criar é produzir. É fazer nascer. Criar é, também, expurgação. É ato de aperfeiçoamento.

Assim é “criar” nos criadores que, em 2018, assomam às salas de exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado. Neles, em todos eles, criar tornou-se uma premência que alimenta e, simultaneamente, confere existência.

“Criar entre mundos. Da cabeça aos pés” é então a chave conceptual da programação do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, conceito que remete, por um lado, para a multiplicidade cultural e identitária que a proveniência de cada um dos artistas convidados sugere mas também, e a esse tempo, para as múltiplas ideias, conceitos e mensagens que a obra de cada um deles expõe.

Em 2018, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado vão receber 4 novos designers-artistas, cujas exposições temporárias estarão patentes entre Abril e Dezembro. Descobrir os seus mundos e modos de criação e expressão é a proposta dos dois Museus da Cidade, a que se associarão, para além das respetivas exposições temporárias, masterclasses, projectos educativos e pedagógicos, visitas temáticas e tantas outras ações que farão justificar, sempre, uma nova visita a cada um destes belíssimos museus.

 

Esteja atento(a). Teremos mais novidades em breve!

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

13 Março 2018

CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2018

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. Este natal decorre de 26 a 29 de março, no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.

 

Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.

Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.

O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.

Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

Consulte o nosso programa aqui.

 

Para mais informações e inscrições dirija-se ao Museu da Chapelaria ou contacte-nos pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Museu da Chapelaria agradece...

05 Janeiro 2018

Museu da Chapelaria agradece...

Agora que um novo ano se inicia, o Museu da Chapelaria tira o chapéu e AGRADECE

 

às 20.342 pessoas que nos visitaram em 2017
às 10.485 pessoas que participaram nas atividades propostas pelo serviço educativo
às 2.049 pessoas que participaram nas nossas oficinas, workshops e masterclasses
aos 474 alunos da cidade que participaram no Projeto Educativo Municipal
aos 375 professores que trouxeram os seus alunos ao museu
às 355 crianças e jovens que vieram passar as suas férias da Páscoa, do Verão e do Natal no museu
às 56 crianças que festejaram aniversários no Museu
às 40 pessoas que participaram no Programa “A minha Família vai ao Museu… e a tua?”
às 479 pessoas de nacionalidade estrangeira que vieram conhecer o museu
às 18 instituições e associações que escolheram o nosso auditório ou as salas do serviço educativo ou
o centro de documentação para as suas atividades
às 11 pessoas que doaram máquinas, ferramentas, matérias-primas, embalagens, acessórios e têxteis, promovendo deste modo o enriquecimento das nossas colecções
a um número indeterminado de pessoas que compraram o seu chapéu na loja do museu
a um número indeterminado de pessoas que todos os dias espreita pelas janelas do primeiro piso e nos cumprimentam simpaticamente
a um número indeterminado de pessoas que nos acompanha diariamente nas redes sociais
a um número indeterminado de jornalistas que deram a conhecer o museu e a nossa atividade
a todos os chapeleiros que todos os dias nos visitam fazendo desta a sua casa
a todos os colegas de Autarquia que todos os dias colaboram connosco, tornando assim o nosso trabalho mais fácil
a todas as instituições parceiras do museu que nos ajudaram a fazer melhor o nosso trabalho
aos mecenas e parceiros que colaboraram com o Museu e nos ajudaram a fazer mais e a fazer melhor.

 

Todos juntos fizeram de 2017 um ano de se lhe tirar o chapéu.
Por isso, Muito Obrigado!

ARQUIVO