OFICINAS RESIDENTES

OFICINAS RESIDENTES

Visando complementar a experiência da visita, o Museu tem um conjunto de oficinas residentes que estão disponíveis ao longo de todo o ano.
Paralelamente, no âmbito de celebrações especiais ou épocas festivas (Carnaval, Páscoa, Natal, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança, etc.) ou no âmbito de exposições temporárias, existirão diversas outras oficinas ao dispor dos nossos visitantes.
Para ficar a conhecer a oferta que temos visite a nossa agenda ou subscreva a agenda digital.
Contacte também o Serviço Educativo do Museu.

ESTE É O MEU DESENHO

ESTE É O MEU DESENHO

Ovelhas, coelhos e castores… com o pelo deles podemos fazer belíssimos chapéus.
Nesta oficina pedagógica, os visitantes são convidados a recriar a pelagem de um destes animais através de diferentes técnicas de pintura e colagem e usando os mais variados materiais recicláveis.

ANIMAIS FELPUDOS

ANIMAIS FELPUDOS

Sabias que com o pelo do coelho e com a lã da ovelha se podem fazer chapéus de feltro?
Partindo do reaproveitamento de materiais têxteis e dos conteúdos da exposição de longa duração, os visitantes são desafiados a dar asas à sua imaginação e a criar o seu coelho ou ovelha de estimação.

AS CORES QUE NASCEM

AS CORES QUE NASCEM

Azul, Amarelo, Verde e Vermelho… são cores que todos conhecemos. Mas como se formam?
Partindo dos catálogos de cores usados no laboratório da tinturaria da Empresa Industrial de Chapelaria, o visitante vai conhecer o círculo cromático das cores e suas cores primárias, secundárias e terciárias, para depois criar o seu próprio catálogo de cores.

CHAPÉUS COM PERSONALIDADE

CHAPÉUS COM PERSONALIDADE

Quem não conhece o chapéu do Chef? E o do Bombeiro ou do Polícia, o da Bruxa ou da princesa ou até o dorminhoco? São imensos os chapéus que nos levam para o lado do sonho e da fantasia.
Nesta atividade pedagógica, depois de realizar a visita orientada às exposições do Museu, cada visitante selecionará um chapéu para encarnar a sua personagem, dando origem a um divertido jogo.

A GEOMETRIA DAS MÁQUINAS

A GEOMETRIA DAS MÁQUINAS

Com retângulos, triângulos, losangos e muitas outras formas geométricas vamos construir estranhas máquinas.
Nesta oficina os visitantes são desafiados a (des)construir, com o seu olhar, uma máquina e, através da conjugação de diferentes formas e cores, são levados a (re)construir a mesma máquina… ou talvez não!

DESENHA A TUA HISTÓRIA

DESENHA A TUA HISTÓRIA

Tens imaginação e desenhas bem? Então esta é a tua oportunidade de o mostrar...
Durante esta oficina, os visitantes são convidados a criar e desenvolver uma fantástica aventura para uma divertida personagem que vive rodeada de máquinas e coelhos… e que nunca, mas mesmo nunca larga o seu chapéu!

IMPRESSÕES DE CORES

IMPRESSÕES DE CORES

Partindo da exploração de alguns documentos publicitários da chapelaria e das chapas de grifagem da empresa, os visitantes são desafiados a usar a sua visão criativa e diferentes técnicas manuais para, através de peças em relevo, darem forma à sua própria publicidade.

POSTAIS 3D

POSTAIS 3D

Partindo dos conteúdos das exposições do Museu, os visitantes serão desafiados a construir e decorar um postal a três dimensões que, mais tarde, poderão enviar a quem quiserem.

O CHAPÉU DO SÉCULO XX… E… II

O CHAPÉU DO SÉCULO XX… E… II

O que seremos daqui a cem anos? Num mundo que se encontra em constante evolução, o que irá mudar? E como serão os nossos chapéus? Qual poderá ser o seu formato? Com que materiais será fabricado? Quais as suas cores e padrões? Estas são apenas algumas das questões com que os visitantes serão confrontados quando forem desafiados a idealizar, de forma crítica e criativa, como serão os chapéus do futuro.