SERVIÇOS DO MUSEU

SERVIÇOS DO MUSEU

O Museu da Chapelaria é uma instituição de natureza permanente, com fins não lucrativos, criado para o interesse coletivo, com acesso regular do público, que reúne bens culturais e a informação que lhes está associada, relacionados direta ou indiretamente com a indústria que lhe dá nome, conservando-os, documentando-os, investigando-os, interpretando-os e difundindo-os, com objetivos científicos, culturais, educativos e lúdicos e com finalidades de democratização da cultura, de promoção da cidadania e de desenvolvimento da sociedade.
Para tal disponibiliza um conjunto de serviços que globalmente contribuem não só para firmar diariamente a sua missão como para garantir o cumprimento de todas as suas funções museológicas.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO

SERVIÇO DE ATENDIMENTO

O Serviço de Atendimento assegura o acolhimento ao visitante, presta informações sobre as coleções, organização e funcionamento dos serviços e regista os ingressos dos visitantes do Museu com vista a um conhecimento rigoroso dos públicos.
O Serviço de Atendimento funciona na receção do Museu onde também se encontra a loja.

SERVIÇO EDUCATIVO

SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo estabelece a ligação permanente com os públicos do Museu, contextualizando-os no espaço e tempo da produção dos chapéus.
Recorrendo a abordagens sensoriais e experimentais das coleções, os programas educativos abordam temas como a cidade, as pessoas e os chapéus.
O Serviço Educativo organiza visitas, itinerários culturais, oficinas temáticas, atividades lúdico-pedagógicas, projetos escolares e ações específicas para públicos com necessidades especiais.

SERVIÇO DE GESTÃO DE COLEÇÕES

SERVIÇO DE GESTÃO DE COLEÇÕES

O Serviço de Gestão de Coleções é responsável pela conservação do acervo do Museu, pelo registo, catalogação e documentação das coleções, pelo estudo e interpretação das coleções, pela recolha e análise das memórias dos antigos e atuais operários e de todos quantos viveram em torno desta indústria, pela gestão das coleções e pela organização de exposições temporárias ou outros eventos que impliquem o emprego ou manipulação das peças e coleções.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

O Centro de Documentação é responsável pela preservação e valorização dos fundos documentais da Empresa Industrial de Chapelaria e de outros que foram entretanto incorporados, pela gestão e aquisição de documentação específica relacionada com a vocação do Museu, pela disponibilização de informação e apoio à investigação e pela gestão e atualização da base de dados do Museu.

AUDITÓRIO

AUDITÓRIO

O Museu da Chapelaria dispõe de um auditório com capacidade para 100 lugares e totalmente equipado (som, luz, projeção e acesso à internet) para a realização de seminários, workshops, ações de formação, pequenos espetáculos, entre outros.
Este espaço poderá ser cedido a instituições terceiras. Se necessitar de mais informações, por favor, contacte o serviço de gestão do auditório, através do telefone 256 201 680 ou do email museu.chapelaria@gmail.com