SOBRE O MUSEU DA CHAPELARIA

SOBRE O MUSEU

Da mais antiga fábrica de chapéus, nasceu, em 2005, o Museu da Chapelaria. Único na Península Ibérica, o Museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história da região.
Visite o Museu e encontre no seu espaço museológico as imagens, a maquinaria, as ferramentas e os chapéus que ilustram o mundo mágico dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, papel de relevo.
Explore as exposições de longa duração e fique a conhecer a vida dos trabalhadores desta indústria. Aprenda como se faz um chapéu. Recue no tempo até uma época em que ninguém saía à rua sem chapéu.
Faça esta viagem connosco e divirta-se com as visitas orientadas, oficinas e propostas educativas que preparámos só para si.

HISTÓRIA DO MUSEU

HISTÓRIA DO MUSEU

O Museu da Chapelaria é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris e o edifício da mais importante fábrica de chapéus da cidade.

Hoje é um museu premiado, credenciado e que integra a Rede Portuguesa de Museus.

+
CONCEITO E VOCAÇÃO

CONCEITO E VOCAÇÃO

Conceptualmente orientado para a Indústria da Chapelaria nos seus contornos de produção, comercialização, usos sociais e impactos económicos, o Museu da Chapelaria assume-se como um espaço de reflexão, estudo e investigação de uma realidade que moldou toda a História do Concelho.

+
EMPRESA INDUSTRIAL DE CHAPELARIA

EMPRESA INDUSTRIAL DE CHAPELARIA

Ficou conhecida entre as gentes da época pela "Fábrica Nova" e foi fundada, em 1914, por António José Oliveira Júnior, figura grata a S. João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola.

+
SERVIÇOS DO MUSEU

SERVIÇOS DO MUSEU

O Museu da Chapelaria é uma instituição de natureza permanente, sem fins lucrativos, criado para o interesse coletivo, com acesso regular do público, disponibilizando um conjunto de serviços que contribuem para firmar diariamente a sua missão e garantir o cumprimento de todas as suas funções museológicas.

+
PRECISA DE ESPAÇO?

PRECISA DE ESPAÇO?

O Museu da Chapelaria tem vários espaços disponíveis para o seu evento. Desde logo a cafetaria e o restaurante do Museu são belíssimos espaços para a organização de eventos sociais, como pequenos almoços de trabalho, almoços ou jantares de empresa, comemoração de eventos especiais, cocktail’s, etc. a que poderá juntar ainda visitas especiais ao próprio museu.

+
CEDÊNCIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

CEDÊNCIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Os chapéus exerceram desde sempre um grande fascínio. Símbolos sociais, culturais e identitários, eles contam muitas histórias sobre aquilo que somos, o que fomos e, até mesmo, o que poderemos vir a ser. O Museu da Chapelaria tem diversas exposições preparadas para itinerância, disponíveis para museus, bibliotecas ou outras instituições culturais. Consulte a nossa lista de exposições disponíveis.

+
PUBLICAÇÕES DO MUSEU

PUBLICAÇÕES DO MUSEU

Consulte a lista de publicações do Museu da Chapelaria disponíveis para venda.

+
DOAÇÕES

DOAÇÕES

O Museu da Chapelaria está recetivo a receber o seu chapéu e a tratar dele. Se tem objetos relacionados com a Indústria de Chapelaria e não tem como os conservar corretamente, poderá entrar em contacto com a equipa. Conte-nos a história do seu objeto e a história de quem o usou e como usou e faça deste Museu, um Museu também seu.

+
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU

Seja Amigo do Museu da Chapelaria e colabore também na nossa Missão!

+