VISITAS TEMÁTICAS

VISITAS TEMÁTICAS

Para além da tipologia geral de visita onde é abordada a história da indústria da chapelaria, o modo de produção de um chapéu e a evolução técnica e tecnológica, o grupo pode optar por agendar visitas temáticas, que têm objetivos pedagógicos e culturais muito específicos.

Estas visitas pretendem ser um instrumento de apoio pedagógico, sobretudo, em contexto escolar, podendo em todo o caso ser reservado por qualquer tipo de grupo.

O MUNDO MÁGICO DOS CHAPÉUS

O MUNDO MÁGICO DOS CHAPÉUS

Para quem nunca visitou o Museu recomendamos que escolha a visita geral que apresenta o mundo mágico do fabrico de chapéus. A visita começa mesmo antes de entrar no Museu, quando os visitantes são convidados a conhecer os “Unhas Negras” que os aguardam no exterior do edifício. Aqui começa então a ser contada esta grande História que marcou o processo de industrialização em Portugal no início do século passado.
Públicos: famílias, públicos escolares, adultos…

SABES COMO SE FAZ UM CHAPÉU?

SABES COMO SE FAZ UM CHAPÉU?

De forma lúdica e interativa, as crianças são convidadas a descobrir o processo de fabrico do chapéu de feltro.
Nesta tipologia de visita os participantes são desafiados na sua criatividade e imaginação, tendo acesso sensitivo a matérias-primas, ferramentas e máquinas.
Esta visita é complementada com uma oficina que levará os participantes a testar diversas matérias-primas e ferramentas…
Públicos: 1º e 2º ciclos do ensino básico, Seniores

UMA CIDADE DE CHAPÉUS

UMA CIDADE DE CHAPÉUS

Esta visita começa com uma abordagem à história local por intermédio da qual é feita a contextualização da importância social, económica e cultural da indústria chapeleira em Portugal. Numa fase posterior, os visitantes são confrontados com a evolução tecnológica desta indústria, desde a sua fase mais artesanal até aos dias de hoje. Este tipo de visita é complementado com uma oficina.
Públicos: 2º e 3º ciclos e ensino secundário

INDUSTRIALIZAÇÃO PORTUGUESA

INDUSTRIALIZAÇÃO PORTUGUESA

Compreender o processo de industrialização português e a consequente transformação dos territórios humanos e geográficos é o objetivo desta visita que pode ser complementada com uma visita a unidades produtoras de chapéus ainda em funcionamento.
[Mediante a disponibilidade das Empresas associadas e em articulação com o Turismo Industrial. Grupos não superiores a 15 pessoas]
Públicos: 3º ciclo e ensino secundário

MUSEÓLOGO POR UM DIA

MUSEÓLOGO POR UM DIA

A Educação Patrimonial é fundamental para a preservação do património cultural. Nesta visita o participante fica a conhecer os princípios básicos de conservação e restauro e tem a oportunidade de os aplicar numa situação prática. Pretende-se sensibilizar o visitante para a importância do património cultural, de forma a permitir o seu desenvolvimento enquanto cidadão responsável e participativo.
Públicos: Ensino secundário e cursos profissionais

A MIMI CONTA

A MIMI CONTA

A Mimi tem uma misteriosa mala antiga cheia de pequeninos e coloridos chapéus que guardam grandes histórias. Cada um tem uma cor e bastam algumas palavras mágicas para se contarem: Magia, magia, no Museu da Chapelaria. Pim! E desfiam-se histórias de pessoas a sério e de máquinas antigas que fizeram muitos chapéus e que têm muito que contar.

 

Público: exclusivo para pré-escolar