Se quiser subscrever a agenda digital do Museu da Chapelaria aceda aqui.

PROGRAMA FAMÍLIAS 2024

SERVIÇO EDUCATIVO

PROGRAMA FAMÍLIAS 2024

1º domingo de cada mês

7 JANEIRO

Ano Novo, Chapéu Novo

Um chapéu, boné ou boina em desuso pode transformar-se numa obra de arte construída em família. Tragam os vossos chapéus e venham divertir-se no Museu da Chapelaria.

4 FEVEREIRO

O chapéu do meu herói! Qual é o meu poder?

Peter Pan era um eterno menino e conseguia voar, com a ajuda, claro, dos pozinhos mágicos da Sininho. Já o Popeye precisava de espinafres para ganhar uma força nunca vista. E se criássemos um chapéu com superpoderes?

3 MARÇO

Um ninho aninhado na minha cabeça

Os ninhos das aves são grandiosos ou discretos, robustos ou delicados. Podem ser feitos dos mais diversos materiais e ser o ideal de casa das várias espécies de pássaros. Eles chegam com a primavera e seria incrível se pousassem na nossa cabeça…

7 ABRIL

Cravos para sonhar a liberdade

50 anos depois, os cravos ainda lembram a Revolução.  E porque é abril, vamos sonhar a liberdade, fazer muitos cravos e colocá-los no nosso sítio mais alto: a nossa cabeça.

5 MAIO

Flores que escondem seres mágicos

Quando passeamos num jardim ou numa floresta, como podemos ter a certeza de que flores e plantas não são apenas chapéus de seres mágicos que se escondem na paisagem? E se usássemos um igual?

2 JUNHO

Chapéus de todo o mundo

A palavra mundo designa também humanidade. Nas suas diferenças, todos os povos têm vários aspetos em comum. O uso do chapéu é um deles. E só ele conta muito sobre cada indivíduo e povo que o usou e usa, guardando memórias ancestrais, que podemos imaginar a partir da exposição do Museu “Chapéus de todo o Mundo”.

7 JULHO

Notícias de jornal fazem chapéus

Antes de brincarmos a fazer chapéus com folhas de jornal, já os homens que os imprimiam usavam-nos a sério. Chamavam-se os “chapéus dos homens da imprensa”. Inspirados neles vamos dar asas à imaginação e cortar e colar e esculpir. Tudo com letras à vista!

4 AGOSTO

Sol, areia e histórias de mar

Junto ao mar, sentados na areia, protegemos a cabeça do sol e imaginamos histórias de longas viagens: de piratas, marinheiros e corajosos navegadores. Imaginamos que, ao partirem, seria com um chapéu que acenavam a quem ficava no porto. Vamos ilustrar esta história? Numa pedra, numa concha, num chapéu, num resto de qualquer coisa que também venha do mar.

1 SETEMBRO

Obras de arte com chapéu

Que chapéu ficaria bem à Mona Lisa de Leonardo da Vinci? E se trocássemos o chapéu de coco ao Filho do Homem, de René Magritte? E se o chapéu de Van Gogh fosse outro? Vamos experimentar e emoldurar?

6 OUTUBRO

O meu teatro de sombras

O teatro de sombras é uma arte muito antiga. Uma arte que encanta adultos e crianças, cheio de sombras que desfilam no nosso imaginário. Numa caixa de cartão vão caber algumas silhuetas e muitas histórias. Depois, é só acender a lanterna e: que comece a história!

3 NOVEMBRO

Era uma vez a cor castanha

Castanhas, bolotas e pinhas são só alguns exemplos do que a natureza nos oferece nesta época, para criarmos figuras muito engraçadas. E se lhes juntarmos cor, lã ou feltro, a diversão é garantida!

1 DEZEMBRO

Decorar o Natal é sempre especial!

Acredita-se que ter decorações de Natal durante mais tempo em casa permite prolongar a sensação de felicidade. Não poderíamos desejar mais para esta quadra! Vamos então por mãos à obra e colorir a nossa casa, a partir do Museu!

O Programa Famílias é gratuito e requer apenas inscrição prévia pelo 256 200 206 ou através do e-mail museuchapelaria@cm-sjm.pt

Sessão 1: 10h30 - 12h00

Sessão 2: 14h30 - 16h00