EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS PATENTES

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO

de 25 de junho a 02 de outubro de 2021

Ao longo da História foram milhares os acessórios de moda criados nos mais variados formatos, cores, materiais e temáticas entre os quais o chapéu e o leque terão tido especial relevância.

Se a Natureza lhes deu forma, a humanidade atribuiu-lhes funções e significados. Criados para servir como meio de proteção ou armas, utilizados como meio de comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo.

Pela primeira vez, as coleções do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje reúnem-se numa exposição que procurará apresentar alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.

Integrando o programa Lisboa Capital Verde Europeia, esta exposição será apresentada, em simultâneo no Museu Nacional do Traje e Loja Capital Verde Europeia 2020, em Lisboa, e no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

FRANCESCO BALLESTRAZZI. NÃO É SÓ UM CONTO DE FADAS.

de 11 de outubro de 2021 a 1 de maio de 2022

Com a exposição “Francesco Ballestrazzi. Não é Só Um Conto de Fadas”, Portugal acolhe, pela primeira vez, o trabalho de um dos mais originais e talentosos criadores de chapéus da atualidade.

Francesco Ballestrazzi nasceu em Carpi, uma comuna (concelho) da região de Emília-Romanha, Itália, reconhecida pela herança cultural e beleza das paisagens naturais, elementos que tiveram grande influência no desenvolvimento

da personalidade e sensibilidade deste criador. Em Milão, onde vive e trabalha, frequentou a Academia de Belas Artes de Brera, após a qual, iniciou a sua carreira profissional, primeiro como ilustrador de livros infantis, depois com uma fugaz experiência no mundo da dança, e entrando, por último, no mundo da moda. As colaborações com grandes criadores e marcas de moda, como Alexander McQueen ou Moschino, trouxeram-lhe um conhecimento e experiência renovados, a que somou uma maior liberdade criativa.

Procurando fazer uma viagem de descoberta ao seu “Eu” criativo, em 2011, Francesco Ballestrazzi lançou a marca Francesco Ballestrazzi Hats & Creations, com a qual começou a dar forma a “expressões visuais” dos seus sonhos e inspirações.

Francesco Ballestrazzi cria para si e para o mundo.

Dividida em 10 coleções diferentes e apresentando 72 peças, produzidas entre 2013 e 2021, a exposição “Não é Só Um Conto de Fadas” convida-nos a embarcar numa viagem de sonho e fantasia aos universos alternativos de Francesco Ballestrazzi.

+