HISTÓRIA DO MUSEU

História do Museu 3
História do Museu 2

História

O Museu da Chapelaria é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o edifício da mais importante unidade industrial deste ramo de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP), onde viria a ser instalado o Museu.
Ao longo dos dez anos seguintes, várias equipas multidisciplinares desenvolveram projetos de investigação, grande parte deles financiados pelo Instituto Português dos Museus/ Rede Portuguesa de Museus e pelo Município de S. João da Madeira. Estes estudos foram a base do processo de musealização desta indústria.
A reabilitação do edifício foi financiada no âmbito do Programa Operacional da Cultura - III Quadro Comunitário de Apoio.
A inauguração do Museu da Chapelaria aconteceu a 22 de junho de 2005, com a presença do então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, sendo Presidente de Câmara o Dr. Castro Almeida.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Em 2005, o Museu da Chapelaria foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Museu Português, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Em 2010, o Museu da Chapelaria recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Em maio de 2010, o Museu da Chapelaria recebeu a sua Credenciação que consiste no reconhecimento da qualidade do trabalho técnico, científico e cultural da instituição e passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

Em 2023, o Museu da Chapelaria recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Incorporação, pela doação de mais de 70 chapéus do criador Luís Stoffel ao Museu da Chapelaria, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).