23 DE ABRIL | DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

23 Abril 2024

23 DE ABRIL | DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.

O propósito deste dia é a promover a leitura e a proteção dos direitos de autor. Destaca, ainda, a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

O Museu da Chapelaria destaca a obra "Unhas Negras" do escritor sanjoanense João da Silva Correia, que narra a vida dura dos operários da indústria da chapelaria no início do século XX.

Naquelas malditas máquinas, metem-se os coelhos ainda vivos por um lado, e saem chapéus já prontos do outro. Mas se por acaso a obra traz defeito, não há dificuldade de maior. Devolvem-se os coelhos à engrenagem, e ela repõe os coelhos, vivos outra vez!

Unhas Negras

O livro encontra-se à venda na loja do Museu.