Notícias
17 Junho 2025
MUSEU DA CHAPELARIA DISTINGUIDO PELA ACESSO CULTURA
Estamos muito felizes em anunciar que o Museu da Chapelaria foi distinguido pela Acesso Cultura com uma Menção Honrosa pela criação do primeiro Fraldário Acessível, em instituições culturais portuguesas.
Partilhamos convosco a justificação do júri do "Prémio Acesso Cultura - Mickaella Dantas 2025" para a atribuição desta distinção:
"As famílias têm direito a usufruir de espaços culturais e a levar bebés. Um pai tem o mesmo direito que uma mãe de trocar a fralda a um filho. Pais e mães com deficiência também. Ao mesmo tempo, pessoas de todas as idades usam fraldas e precisam de espaços que tenham isso em conta.
Tudo isto parece óbvio, certo? Mas práticas enraizadas parecem mostrar-nos o contrário.
O fraldário acessível – e sem género associado – é uma forma de reconhecer todas estas realidades. É uma defesa simples, direta e necessária de equidade. É um manifesto silencioso e justo pelo direito à parentalidade e sexualidade de pessoas com deficiência e incapacidade; pelo acesso digno a fraldários — sem limite de idade, sem género específico — e pelo pleno usufruto da cultura.
O júri atribuiu uma menção honrosa ao Museu da Chapelaria por esta iniciativa inovadora em Portugal. Esperamos que mais organizações sigam o seu exemplo — porque, tal como os chapéus, os espaços culturais podem (e devem) ser feitos para diferentes formatos."
O Museu da Chapelaria parabeniza todos os projetos premiados, que podem ser consultados em https://acessocultura.org/.../premio-acesso-cultura.../