Notícias

Workshop de macramé

02 Novembro 2016

Workshop de macramé

No próximo dia 19 de novembro, a partir das 14h30, decorre  no Museu da Chapelaria um workshop de macramé.
Com este workshop pretende-se levar os participantes a aprofundar a técnica de macramé que recorrendo a uma série de nós simples e sucessivos, cruzando-se uns com os outros, permite a criação de belíssimos “objetos” de decoração.
Deixe-se surpreender por esta técnica primordial e descubra como com um simples fio pode criar objetos funcionais e decorativos. A formação estará a cargo de Sónia Rocha.

 

Para mais informações e inscrições, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680.

Workshop de restauro de chapéus

01 Novembro 2016

Workshop de restauro de chapéus

No próximo dia 10 de dezembro, a partir das 14h30, decorre  no Museu da Chapelaria um workshop de restauro de chapéus.
Este workshop tem como principal objetivo dar a conhecer algumas técnicas que estão na base do restauro de um chapéu de feltro, nomeadamente, a realização de laços e respetiva aplicação, a aplicação de fitas e plumas e a técnica de enformação dos modelos.
Este workshop será muito especial pois a monitora é a D. Deolinda Silva, ex-operária da Empresa Industrial de Chapelaria e atual guia do serviço educativo do Museu que, ao longo de mais de 30 anos trabalhou na secção de acabamento de chapéus.
O workshop inclui uma visita guiada ao Museu da Chapelaria.
 
Para mais informações e inscrições, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680.
Os serviços educativos em discussão no Museu da Chapelaria

22 Setembro 2016

Os serviços educativos em discussão no Museu da Chapelaria

O Museu da Chapelaria acolheu ontem a sessão de abertura do primeiro curso de formação da Rede Portuguesa de Museus de 2016 intitulado “Educação e Serviços Educativos em Museus”.
 
A sessão de abertura do curso contou com a presença da Dra. Teresa Mourão, Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural, da Dra. Suzana Menezes, Chefe de Divisão da Cultura do Município de S. João da Madeira e Diretora do Museu da Chapelaria e da Dra. Ana Rita Canavarro, coordenadora desta ação de formação.
 
Inserido no programa anual de formação da Rede Portuguesa de Museus, esta formação pretende não apenas salientar a importância e papel dos serviços educativos no contexto das práticas museológicas portuguesas como também lançar pistas de discussão em torno de três grandes questões: “o que entendem os museus por serviços de e para a Aprendizagem?”, “porque fazem o que fazem os serviços educativos?” e “de que modo o fazem e para quem?”.
 
Participam nesta ação de formação técnicos do Museu Municipal de Loulé, Museu do Traje de Viana do Castelo, Casa de Camilo, Museu Bernardino Machado, Museu Municipal de Loures, Museu Militar do Porto, Museu Convento dos Loios, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Museu da Cerâmica de Sacavém, Casa da Memória de Guimarães, Museu Municipal Leonel Trindade, Museu do Papel Terras de Santa Maria e Museu da Pólvora Negra.
AÇÃO FORMAÇÃO| EDUCAÇÃO E SERVIÇOS EDUCATIVOS EM MUSEUS

01 Setembro 2016

AÇÃO FORMAÇÃO| EDUCAÇÃO E SERVIÇOS EDUCATIVOS EM MUSEUS

Dando continuidade à estratégia formativa da RPM/DGPC, o Museu da Chapelaria recebe, entre 20 e 23 de setembro, o curso de formação “Educação e Serviços Educativos” dirigido a profissionais de museus, preferencialmente da Rede Portuguesa de Museus.
Relacionar contextos, conceitos e práticas no âmbito da educação não formal, problematizar o conceito de experiência museal, refletir sobre o papel dos serviços educativos, conceber programas e projetos educativos ou compreender os pressupostos teóricos e as estratégias pedagógicas que estruturam as atividades educativas dos museus são alguns dos objetivos deste curso.

Para mais informações e inscrições por favor contacte Dra. Ana Sabino através do e-mail anasabino@dgpc.pt.
Quintas Chapeleiras

03 Agosto 2016

Quintas Chapeleiras

Em agosto regressam as "Quintas Chapeleiras" do Museu da Chapelaria.
Todas as quintas-feiras à noite, o Museu da Chapelaria e o Restaurante Fábrica dos Sentidos associam-se para proporcionar uma noite de se lhe tirar o chapéu!
Programe uma noite diferente com a sua família ou amigos. Venha fazer uma visita gratuita ao Museu e depois desfrute de um excelente jantar no restaurante do Museu, com desconto de 10%.

Reservas pelo telefone 256 201 680 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.
Promoção válida para grupos mínimos de 4 pessoas nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

Workshop de macramé

08 Julho 2016

Workshop de macramé

No próximo dia 16 de julho, a partir das 14h30, decorre  no Museu da Chapelaria um workshop de macramé.
Com este workshop pretende-se levar os participantes a conhecer a técnica de macramé que recorrendo a uma série de nós simples e sucessivos, cruzando-se uns com os outros, permite a criação de belíssimos “objetos” de decoração.
Deixe-se surpreender por esta técnica primordial e descubra como com um simples fio pode criar objetos funcionais e decorativos. A formação estará a cargo de Sónia Rocha.

Exposição temporária ´O chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer`

01 Julho 2016

Exposição temporária ´O chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer`

A partir do próximo dia 25 de junho, estará patente, na Sala dos Usos Sociais do Museu da Chapelaria, a nova exposição temporária "O chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer".

No ano em que se comemora o 90º aniversário da emancipação concelhia de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria apresenta um conjunto de exposições dedicadas a algumas das indústrias que escreveram a história da cidade. Depois de "O que as nossas mãos fizeram", o Museu dá a conhecer a sua coleção de máquinas, matérias-primas e produtos associados à produção dos chapéus de palha.

XII Encontro de Chapeleiros

21 Junho 2016

XII Encontro de Chapeleiros

Como vem sendo tradição desde a inauguração do Museu da Chapelaria, decorre no próximo sábado, 25 de junho, a partir das 15h00, o XII Encontro de Chapeleiros.

Assinalando o aniversário do Museu da Chapelaria (22 de junho), este encontro promove o convívio entre os atuais e antigos chapeleiros, estabelecendo pontes entre diferentes gerações de profissionais.

O Encontro inicia-se com a abertura da exposição temporária “O chapéu de palha é a coisa mais bonita de se fazer”, seguindo-se a atuação do grupo Tuna d'Os Voluntários de S. João da Madeira e terminando com o habitual lanche convívio.

A participação no Encontro de Chapeleiros carece de inscrição devendo realizar-se, até ao próximo dia 24 de junho, através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com.

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

01 Junho 2016

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

Entre 14 e 21 de maio, o Museu da Chapelaria comemorou mais um Dia Internacional dos Museus, tendo recebido, nessa semana, mais de 1500 visitantes.
As comemorações começaram na manhã de 14 de maio, com a visita temática "Paisagens Culturais" que desvendou a vida de alguns dos mais ilustres sanjoanenses que no início do século passado se dedicaram ao desenvolvimento de S. João da Madeira.
O percurso teve início no Museu da Chapelaria com a visita "Uma cidade de chapéus" e seguiu fora de portas com uma caminhada por diversos edifícios históricos da cidade como os palacetes da Quinta dos Oliveiras, da Quinta do Rei da Farinha e da Quinta dos Condes, entre tantos outros.
Na tarde do dia 14 de maio, o Museu da Chapelaria inaugurou uma nova exposição temporária. Intitulada UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA, por alusão ao nome usado nos primeiros documentos que referem este lugar, esta exposição celebrou simultaneamente o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Dia da Cidade (16 de Maio) e os 90 anos do Concelho de S. João da Madeira.
A inauguração da exposição contou com a brilhante performance do Coro de Câmara de S. João da Madeira.
Entre os dias 14 e 21 de maio, o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria realizou 36 visitas temáticas, a mais de 1000 visitantes.
No dia 21 de maio, Noite dos Museus, o Museu da Chapelaria esteve aberto ininterruptamente entre as 10h00 e as 24h00 tendo realizado, durante o dia, visitas guiadas a diversos grupos.
A noite começou com um jantar temático organizado pela Fábrica dos Sentidos (restaurante do Museu).
A partir das 22h, decorreu o espetáculo de teatro “O Último Turno dos Unhas Negras” baseado no romance do sanjoanense João da Silva Correia.
Neste espetáculo participaram 35 atores dos grupos de teatro A Bem Dizer, Anim’art, Aproj, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe.
Este momento memorável e emotivo apenas foi possível graças ao empenhamento e forte profissionalismo destes atores e dos responsáveis pelos grupos.
O Museu da Chapelaria gostaria, por isso, de agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a realizar mais uma celebração do Dia dos Museus, desde os colegas da Câmara Municipal até aos grupos de teatro e associações da nossa cidade e, finalmente, a si que nos visitou, que participou nas nossas atividades e nos ajudou, através das redes sociais, a divulgar o nosso programa.
Foi o vosso apoio e a vossa disponibilidade em se associarem, desde a primeira hora, a esta festa, que nos permitiu levar por diante a nossa comemoração!

Noite dos museus - ´O último turno dos Unhas Negras`

20 Maio 2016

Noite dos museus - ´O último turno dos Unhas Negras`

A 21 de maio comemora-se a Noite Europeia dos Museus.

Uma vez mais o Museu da Chapelaria associa-se a esta celebração. Ao longo de todo o dia a entrada no Museu é gratuita e à noite temos para si um programa que não irá querer perder.


20H -22H | JANTAR TEMÁTICO NO RESTAURANTE FÁBRICA DOS SENTIDOS
A Noite dos Museus começa com um jantar temático no Restaurante Fábrica dos Sentidos.
Para beneficiar de 10% de desconto os comensais deverão usar um chapéu. 
As reservas de mesa para o jantar deverão ser feitas através dos telefones 256 413 193 ou 914 563 021, ou pelo email geral@fabricadossentidos.pt

22H00 | O ÚLTIMO TURNO DOS UNHAS NEGRAS
O Museu da Chapelaria volta a abrir as suas portas ao “O Último Turno”, uma iniciativa que assinala a Noite dos Museus.
Este ano propomos que venha descobrir o que aconteceu a Gonçalo Pimpão, Gervásio Baptista e ao seu filho doente, a Tomás e Palmira e tantos outros personagens que povoam o romance “Unhas Negras” de João da Silva Correia.
A reconstruir estas histórias estarão atores de diversos grupos de teatro da cidade que uma vez mais se juntam a esta iniciativa: A Bem Dizer, Anim’art, Aproj, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe.
O espetáculo decorre ao ar livre, nas traseiras do Museu da Chapelaria e a entrada é gratuita.

Nova exposição temporária ´Uilla sancto ioanne que dicent de mateira`

11 Maio 2016

Nova exposição temporária ´Uilla sancto ioanne que dicent de mateira`

No próximo dia 14 de maio, pelas 16h00, inaugura na sala de exposições temporárias do Museu da Chapelaria, a exposição “Uilla sancto ioanne que dicent de mateira”.

Em 1088 surge, pela primeira vez, em fontes escritas, a referência à Uilla sancto ioanne que dicent de mateira. Sob administração da Vila da Feira, primeiro, e mais tarde, de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira registará, a partir de meados do século XIX, um intenso desenvolvimento. A ambição dos sanjoanenses levará à criação de um grande movimento social que culminará na sua independência administrativa em 1926.
No ano em que se comemora o 90º aniversário da emancipação de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria apresenta os momentos históricos mais relevantes e os rostos dos homens e mulheres que ao longo deste período contribuíram para aquele acontecimento histórico.

Dia Internacional dos museus - ´Museus e paisagens culturais`

05 Maio 2016

Dia Internacional dos museus - ´Museus e paisagens culturais`

Em maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus.

O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente, através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.
No contexto desta celebração, entre 07 e 21 de maio, o Museu da Chapelaria tem preparadas várias iniciativas, desde visitas temáticas até à inauguração de novas exposições, workshops e espetáculos.

PROGRAMA

07 DE MAIO | 10H ÀS 18H | WORKSHOP STREET PHOTOGRAPHY

Atendendo à temática do Dia Internacional dos Museus, as Paisagens Culturais, o Museu da Chapelaria propõe a realização de um workshop dedicado à Street Photography.
Street Photography foi um estilo desenvolvido por fotógrafos durante as décadas de 30 e 40, entre eles Henri Cartier-Bresson, graças ao aparecimento de câmaras mais pequenas, leves e compactas. Neste workshop são abordadas as técnicas de aproximação a culturas e modos de vida diferentes, a invisibilidade do fotógrafo, a composição em camadas, o planeamento e processo de estudo prévio dos locais e culturas a fotografar, a aproximação a um transeunte e a sua relação com o fotógrafo, a leitura de uma fotografia, os processos de leitura instintiva, os factores que contribuem para que uma fotografia seja uma obra de arte. É também abordada a obra dos grandes fotógrafos que se notabilizaram nesta área como Cartier-Bresson (Europa e Oriente), Steve Mccurry (Oriente), Joel Meyerowitz (Estados Unidos), Alex Webb (Turquia e América Latina), David Alan Harvey (América Latina), Garry Winogrand (Estados Unidos).
A formação está a cargo de Tiago Garcia, fotógrafo profissional.


14 DE MAIO | 09H30-13H00 | VISITA “PAISAGENS CULTURAIS”

Venha descobrir o passado de S. João da Madeira caminhando ao longo das ruas e ruelas da cidade (visita comentada). 
O território está impregnado de marcas do passado. Ruínas de velhas chaminés e fábricas, casas e palacetes, ruas e ruelas são hoje as cicatrizes desse passado que foi construído laboriosamente por homens e mulheres ao longo de todo o século XX. Esta caminhada levará os visitantes a uma grande viagem ao passado de S. João da Madeira desvendando alguns dos momentos mais importantes da história do concelho e dos seus protagonistas.
(visita gratuita | número máximo de participantes: 50 | inscrições até 12 de maio pelo email museu.chapelaria@gmail.com | A visita será realizada a pé, sugerindo-se que os visitantes tragam calçado confortável)

 

09h30 – registo de visitantes (Museu da Chapelaria)
10h- uma cidade de chapéus – visita temática ao museu da chapelaria
10h40 – uma cidade de brasileiros - visita ao Palacete da Quinta de António Pinto de Oliveira, ao Palacete da Quinta do Rei da Farinha, ao Palacete da Quinta dos Condes e Escola dos Condes, a Capela de Santo António, aos Paços do Concelho (atualmente Paços da Cultura)
12h00 – visita à Sala Memória

Estas visitas repetem-se entre 17 e 20 de maio, em dois horários diferentes (11h e 15h). As inscrições deverão ser feitas até ao dia 12 de maio através do email museu.chapelaria@gmail.com (visitas gratuitas).


14 DE MAIO | 16H00 | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA”
Atuação do Coro de Câmara de S. João da Madeira e inauguração da exposição “UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA”
Em 1088 surge, pela primeira vez, em fontes escritas, a referência à “Uilla sancto ioanne que dicent de mateira”. Sob administração da Vila da Feira, primeiro, e mais tarde, de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira registará, a partir de meados do século XIX, um intenso desenvolvimento. A ambição dos sanjoanenses levará à criação de um grande movimento social que culminará na sua independência administrativa em 1926.
No ano em que se comemora o 90º aniversário da emancipação de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria apresenta os momentos históricos mais relevantes e os rostos dos homens e mulheres que ao longo deste período contribuíram para aquele acontecimento histórico.


21 DE MAIO | 20H -23H | NOITE DOS MUSEUS | JANTAR TEMÁTICO NO RESTAURANTE FÁBRICA DOS SENTIDOS
A Noite dos Museus começa com um jantar temático no Restaurante Fábrica dos Sentidos.
Para beneficiar de 10% de desconto todos os comensais deverão usar um chapéu. As reservas de mesa para o jantar deverão ser feitas através dos telefones 256 413 193 ou 914 563 021, ou pelo email geral@fabricadossentidos.pt

 


21 DE MAIO | 22H00 | NOITE DOS MUSEUS | O ÚLTIMO TURNO DOS UNHAS NEGRAS
O Museu da Chapelaria volta a abrir as suas portas ao “O Último Turno”, uma iniciativa que assinala a Noite dos Museus.
Este ano propomos que venha descobrir o que aconteceu a Gonçalo Pimpão, Gervásio Baptista e ao seu filho doente, a Tomás e Palmira e tantos outros personagens que povoam o romance “Unhas Negras” de João da Silva Correia.
A reconstruir estas histórias estarão atores de diversos grupos de teatro da cidade que uma vez mais se juntam a esta iniciativa: A Bem Dizer, Anim’art, Aproj, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe.
O espetáculo decorre ao ar livre, nas traseiras do Museu da Chapelaria e a entrada é gratuita.

´Gosta de fotografar na rua? `- Workshop de Street Photography

03 Maio 2016

´Gosta de fotografar na rua? `- Workshop de Street Photography

No próximo dia 7 de maio, a partir das 10h00, decorre  no Museu da Chapelaria um workshop de Street Photography dinamizado pelo fotógrafo Tiago Garcia.
Street Photography foi um estilo desenvolvido por fotógrafos durante as décadas de 30 e 40, entre eles Henri Cartier-Bresson, graças ao aparecimento de câmaras mais pequenas, leves e compactas. Neste workshop são abordadas as técnicas de aproximação a culturas e modos de vida diferentes, a invisibilidade do fotógrafo, a composição em camadas, o planeamento e processo de estudo prévio dos locais e culturas a fotografar, a aproximação a um transeunte e a sua relação com o fotógrafo, a leitura de uma fotografia, os processos de leitura instintiva, os factores que contribuem para que uma fotografia seja uma obra de arte. É também abordada a obra dos grandes fotógrafos que se notabilizaram nesta área como Cartier-Bresson (Europa e Oriente), Steve Mccurry (Oriente), Joel Meyerowitz (Estados Unidos), Alex Webb (Turquia e América Latina), David Alan Harvey (América Latina), Garry Winogrand (Estados Unidos).
O workshop tem duração de 7 horas e custo de 30 euros por pessoa. Para mais informações, por favor, contacte-nos através do email museu.chapelaria@gmail.com ou do telefone 256 201 680.
Aguardamos a sua presença.
 

Apresentação da biografia de Manoel Vieira Araújo

27 Abril 2016

Apresentação da biografia de Manoel Vieira Araújo

No próximo sábado, dia 30 de abril, pelas 16h00, irá decorrer no auditório do Museu da Chapelaria, a apresentação do livro “Manoel Vieira Araújo. A sua vida, a sua obra, a sua terra”, da autoria de José António de Araújo Pais Vieira.

Figura proeminente da cidade, Manoel Vieira Araújo foi um brilhante industrial de S. João da Madeira, tendo fundado, em 1919, a Vieira Araújo & Companhia, dedicada à produção de chapéus. Em meados do século XX, diversificando a sua atividade, criou a fábrica de Lápis VIARCO. Paralelamente, foi ainda Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira entre 1954 e 1962, tendo prestado particular atenção ao desenvolvimento cultural da sua terra.

Contamos com a sua presença.

Nova exposição temporária ´O que as nossas mãos fizeram`

07 Abril 2016

Nova exposição temporária ´O que as nossas mãos fizeram`

A partir do próximo dia 09 de abril está patente, na sala dos usos sociais do Museu da Chapelaria, a exposição “O que as nossas mãos fizeram” que se enquadra no ciclo expositivo de 2016 dedicado à comemoração do 90º Aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira.

“O que as nossas mãos fizeram” dedica-se à indústria da chapelaria. Que chapéus foram produzidos pelos hábeis operários de S. João da Madeira, que marcas foram criadas, como é que a imprensa analisou e retratou este sector ao longo das primeiras décadas do século XX, são algumas das questões que abordamos com esta exposição.

Uma das primeiras atividades industriais a fixar-se em S. João da Madeira foi, precisamente, a produção de chapéus, estando documentada a existência de chapeleiros desde o século XVIII.

S. João da Madeira ficou conhecida, desde muito cedo na sua história, pelo fabrico artesanal de chapéus de pano ou lã grossa, de chapéus de aba larga usados no Alentejo e dos pequenos chapéus femininos, de aba revirada, da Beira Litoral.

Mas, durante o século XIX, um conjunto muito favorável de fatores, nomeadamente, a excelente qualidade do trabalho e a persistência e a tenacidade dos seus trabalhadores, estimulou um grande desenvolvimento industrial e económico e um consequente aumento de fábricas e pequenas oficinas de produção de chapéus.

A partir desse momento e, sobretudo, após o surgimento, em 1914, da “Empresa Industrial de Chapelaria, Lda.”, a indústria da chapelaria conhece, verdadeiramente, um grande crescimento. Aqui começa uma importante história que levará, pelo mundo fora, os chapéus fabricados pelas hábeis mãos dos nossos chapeleiros, desde os icónicos chapéus de cowboy, passando pelo chapéu feminino da polícia inglesa e por chapéus religiosos até aos mais variados chapéus de uso quotidiano, quer feminino, quer masculino, como as cloches e cartolas, capelines e cocos.

Esta exposição fala-nos desses chapéus e das mãos que os produziram, conduzindo os visitantes ao longo de uma história com mais um século de existência, história essa que é também crucial para que a cidade tenha conseguido a sua emancipação concelhia.

Escutas... alerta!

02 Abril 2016

Escutas... alerta!

Concurso de fotografia no facebook que visa eleger a fotografia mais criativa dos escuteiros. Do modelo BP (Baden Powell), passando pela boina e pelo boné, o chapéu é um elemento identitário dos escuteiros. Para celebrar o Dia do Escutismo, desafiamos todos os escuteiros a enviarem uma fotografia sua com um destes chapéus até ao dia 23 de abril.

A foto mais votada terá direito a um kit de boas-vindas constituído por quatro entradas gratuitas no Museu da Chapelaria.

 

Para mais informações contacte o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680 ou do email: museu.chapelaria@gmail.com.

Workshop de feltragem de sabonetes

01 Abril 2016

Workshop de feltragem de sabonetes

No próximo dia 09 de abril, às 14h30, decorre um novo workshop de feltragem no Museu da Chapelaria.
Recorrendo à técnica de feltragem de sabonetes, os participantes irão aprofundar conhecimentos no domínio da feltragem.
Deste workshop resultarão fantásticos trabalhos, como sabonetes feltrados, bolinhas de lã aromáticas e as ecológicas wool dryer balls, que os participantes levarão consigo no final do workshop.
A formação estará a cargo da Associação Casa Céu e Terra e, todos os materiais necessários estão incluídos no preço.
 
Para mais informações, por favor, contacte-nos através do e-mail museuchapelaria@cm-sjm.pt ou do telefone 256 201 680.
Aguardamos a sua presença.
A “Poesia à Mesa” já está nas ruas.

18 Março 2016

A “Poesia à Mesa” já está nas ruas.

A campanha Poesia à Mesa 2016 está de volta às ruas de S. João da Madeira entre 11 e 21 de março. Ao longo destes dias os poetas homenageados viajam até aos locais mais improváveis, arrancando muitos risos e sorrisos aos que param, naquele momento, para se entregarem às suas palavras. 


No passado dia 14 de março, dezenas de funcionários pararam e o ambiente industrial da FEPSA silenciou-se para dar lugar à Poesia dita por Paulo Condessa e também por António Resende, encarregado do sector da tinturaria da FEPSA, que escreveu e declamou um belíssimo texto… um maravilhoso diálogo entre máquinas que disputam a importância do seu lugar na produção!


Hoje, dia 18 de março, pelas 21h00, a Fábrica dos Sentidos, restaurante do Museu da Chapelaria, irá acolher uma declamação poética por Paulo Condessa e José Fanha. Será uma noite única que contará com a presença de Nuno Moura e Daniel Maia-Pinto Rodrigues, dois poetas homenageados este ano.
Reserve já a sua mesa.

9ª Edição do Concurso ´A minha escola adota um museu um palácio um monumento...`

11 Março 2016

9ª Edição do Concurso ´A minha escola adota um museu um palácio um monumento...`

A 9ª edição do concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…” decorre até ao dia 31 de março de 2016.
Esta iniciativa é dirigida a alunos dos ensinos básico e secundário, promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O seu objetivo é estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural. 
O concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela DGPC. 
A entrega dos trabalhos (portefólios contendo os trabalhos para apreciação) deverá ocorrer nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou.
A divulgação dos resultados decorrerá a partir do dia 2 maio nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
A Entrega de Prémios e Exposição dos Trabalhos Premiados decorrerá num museu ou palácio tutelado pela DGPC, a indicar, no dia 18 de maio de 2016. 
Se ainda não participou, pode fazê-lo até dia 31 de março de 2016.
Para mais informações e prazos do concurso consulte o site www.patrimoniocultural.pt.
 
Museu da Chapelaria participa na exposição ´Museu Infinito`patente no Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa

26 Fevereiro 2016

Museu da Chapelaria participa na exposição ´Museu Infinito`patente no Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa

Está patente no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, a exposição “Museu Infinito” que expõe, entre muitos outros objectos, peças da coleção do Museu da Chapelaria.
A exposição “Museu Infinito” dá a conhecer ao grande público o Museu Industrial e Comercial do Porto (MICP) constituído por decreto em 1883, graças à ação de António Augusto Aguiar, mas sobretudo ao empenho do historiador e crítico de arte Joaquim de Vasconcelos (1849-1936). O MICP, tal como o Museu Industrial de Lisboa e as escolas industriais e de desenho industrial com as quais se articulavam, desenvolveram-se no contexto da política de fomento industrial do Governo de Fontes Pereira de Melo, por iniciativa do Ministro António Augusto de Aguiar. O MICP foi, assim, um dos primeiros museus nacionais dedicados às artes industriais ou artes aplicadas, na esteira dos primeiros Museus de Artes Aplicadas à Indústria e dos Museus de Artes Decorativas constituídos no seguimento da Revolução Industrial, um pouco por toda a Europa, e que são hoje referências incontornáveis no panorama museológico mundial.
De entre as inúmeras instituições nacionais e colecionadores que colaboraram com o Museu do Design e da Moda nesta exposição, encontra-se o Museu da Chapelaria que aí expõe um chapéu de coco, ferramentas, matérias-primas e outros objetos relacionados com a produção de feltros e chapéus.
Para mais informações consulte o site do Museu do Design e da Moda em www.mude.pt.
 
Workshop de feltragem com agulha

18 Fevereiro 2016

Workshop de feltragem com agulha

No próximo dia 20 de fevereiro, sábado, irá decorrer no Museu da Chapelaria um workshop de iniciação à técnica de feltragem com agulha.

O feltro é um “tecido não tecido” pois, na verdade, é um têxtil que não é tecido! Ao contrário dos tecidos que exigem o cruzamento de fios (teia e trama), o feltro é um aglomerado de fibras naturais ou sintéticas que se fixam umas à outras na sequência de diferentes técnicas de feltragem.

O workshop tem a duração de 3 horas e um custo de 15 euros, que inclui uma visita guiada ao Museu da Chapelaria e todos os materiais a utilizar no workshop.

Para mais informações consulte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680/2 ou do e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Prolongamento da exposição ´Volta ao Mundo em Muitos Chapéus` até 1 de maio

17 Fevereiro 2016

Prolongamento da exposição ´Volta ao Mundo em Muitos Chapéus` até 1 de maio

Resultado da grande adesão de público, o Museu da Chapelaria prolongará a exposição “Volta ao Mundo em Muitos Chapéus” até ao próximo dia 1 de maio.
No contexto do 10º aniversário do Museu, celebrado em 2015, estão expostas as coleções de Daniel Serra Vaz e Manuel Pinho, que reúnem chapéus provenientes de quase todo o mundo.
Se ainda não teve oportunidade de visitar esta exposição, que permite realizar uma grande viagem em torno da diversidade cultural, poderá ainda agendar uma visita comentada e requisitar as oficinas de exploração pedagógica.
Para mais informações consulte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com e solicite o dossier pedagógico da exposição.
Museu da Chapelaria tem novo site a pensar a si

01 Fevereiro 2016

Museu da Chapelaria tem novo site a pensar a si

Assinalando o encerramento das comemorações do 10º aniversário, o Museu da Chapelaria disponibiliza a partir de hoje uma nova forma de comunicação com os seus públicos através deste novo site.

Aqui poderá encontrar informações acerca do Museu, acerca das nossas atividades e programas, acerca das nossas exposições permanentes e temporárias e, ainda, um conjunto de informações úteis para organizar e tirar o máximo proveito da sua visita ao Museu da Chapelaria, seja em família, em grupo escolar ou em grupo de amigos ou colegas de trabalho.

Paralelamente, mantemos a nossa presença nas redes sociais facebook, blog e instagram.

Esperamos contar com a sua visita e estaremos sempre disponíveis para si através dos nossos contactos habituais.

ARQUIVO