Notícias

MUSEU DA CHAPELARIA ACOLHE DESIGNERS DA CASA REAL ESPANHOLA

16 Maio 2017

MUSEU DA CHAPELARIA ACOLHE DESIGNERS DA CASA REAL ESPANHOLA

O Museu da Chapelaria inaugura, no próximo dia 20 de maio, às 17h00, a exposição “Tocados por Pablo y Mayaya”.

Inserida no programa expositivo “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”, esta exposição traz a Portugal o percurso da dupla de designers espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián, conhecidos por adornarem algumas das “cabeças” mais importantes de Espanha, como é o caso da rainha Letizia e dos restantes membros da Casa Real Espanhola. O seu prestígio ultrapassa fronteiras e a marca exporta chapéus e toucados para vários países, como Portugal, Angola, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão e até para o Brasil. 

 

Pablo e Mayaya deram os primeiros passos nos anos noventa, quando abriram o primeiro atelier de alta-costura, em Valladolid. Desde então, percorreram um caminho singular que os fez vencer o Prémio Nacional de Artesanato, em 2009, e o troféu “Dedal de Oro”, em 2015, atribuído apenas aos estilistas mais importantes de Espanha.

 

Mesa Redonda com Pablo Merino e Mayaya Cebrián, no dia 18 de maio, às 17h30

O Museu da Chapelaria realiza, no dia 18 de maio, às 17h30, uma mesa redonda com os artistas espanhóis. A iniciativa dirige-se a alunos, profissionais do setor, empresários da indústria criativa e público em geral, para uma conversa em castelhano, guiada pela temática da moda enquanto setor industrial e enquanto expressão artística, sendo que os artistas apresentarão o seu processo criativo, o seu percurso profissional e as experiências em primeira pessoa no mercado da moda.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia, através do email museuchapelaria@cm-sjm.pt.

 

Inauguração da exposição, no dia 20 de maio, às 17h00

“Tocados por Pablo e Mayaya” reúne as principais obras de Pablo Merino e Mayaya Cebrián, designers que dão nome à exposição.

É uma desconstrução do trabalho dos artistas que se iniciaram na indústria dos chapéus há 27 anos e que percorreram, desde então, um caminho ímpar. Uma exposição onde o tradicional se alia à modernidade, através da criação e personalização de chapéus e toucados únicos, que transparecem a essência e a alma dos dois criadores.

Depois de percorrerem o mundo, as principais obras de arte da insígnia espanhola fazem uma paragem em S. João da Madeira, capital da indústria chapeleira e da indústria do calçado no nosso país, para mostrar aos portugueses alguns exemplares únicos de uma marca que sempre se soube reinventar e adaptar aos tempos modernos. 

 

 

EXPOSIÇÃO “TOCADOS POR PABLO E MAYAYA”

 

Até 30 de Setembro

Museu da Chapelaria

Terça-feira a sexta-feira: 09h00 - 12h30 |14h00 - 18h00

Sábado: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00

Domingos e Feriados: 10h30 - 12h30 |14h30 - 18h00

Segunda-feira: Encerrado

 

Rua Oliveira Júnior, nº 501, 3700-204 S. João da Madeira

Maio. Mês dos Museus.

10 Maio 2017

Maio. Mês dos Museus.

Em maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que este ano é dedicado ao tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

O Museu da Chapelaria associa-se a estas comemorações com um vasto e interessante programa de atividades que decorrerá entre 6 e 22 de maio.
Quase todas as atividades são gratuitas mas exigem inscrição prévia.
Venha descobrir as "histórias indizíveis" que o Museu guardou só para si.

 

PROGRAMA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

 

6, 13 e 27 de maio, 11h00 e 15h00
VISITAS GRATUITAS | Os Museus da Chapelaria e do Calçado oferecem-lhe visitas guiadas gratuitas, com início às 11h e às 15h. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

13 de maio, das 10h00 às 18h00
WORKSHOP ESCULTURAS TÊXTEIS com AnaRita de Albuquerque. Inscrições através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

 

18 e 20 de maio, 11h00 e 15h00
AS HISTÓRIAS QUE FICARAM POR CONTAR | Visita temática ao longo da qual antigos chapeleiros dão a conhecer histórias vividas dentro da fábrica. Os amores e desamores, as alegrias e as mágoas, a esperança e o desalento… São histórias tantas vezes contadas em silêncio que neste dia ganham uma nova voz. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com
 
18 de maio, 17h30
MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE | Mesa redonda que conta com a presença dos designers e chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián e que aborda a temática da moda enquanto sector industrial e enquanto expressão artística. A entrada é livre. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com. O seminário decorre em castelhano.
 
19 de maio
19h30, JANTAR TEMÁTICO no restaurante Fábrica dos Sentidos com desconto de 10% para quem traga chapéu na cabeça! Reservas no restaurante do Museu
 
21h30, O ÚLTIMO TURNO [noite dos museus] | Espetáculo de teatro que envolve os grupos da cidade e que revela muitas histórias controversas da chapelaria e do calçado... venha descobrir os segredos que ainda não contamos...
 
20 de maio, 17h00
TOCADOS POR PABLO E MAYAYA | Inauguração da exposição temporária “Tocados por Pablo e Mayaya”.
Pablo Y Mayaya” é a marca do famoso duo de chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián que se dedicam à criação e personalização de belíssimos chapéus e toucados. Durante 30 anos de atividade, as suas peças já percorreram o mundo e adornaram muitas cabeças entre as quais a da rainha Letícia de Espanha.
 
21 de maio, 10h00
PEDDY PAPER COM PÉS E CABEÇA | Ao longo da manhã decorrerá no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado um peddy paper que levará os participantes a descobrirem histórias ocultas. Pistas, umas verdadeiras e outras falsas, irão conduzir as equipas ao longo de um percurso mágico. Usar os pés e a cabeça é obrigatório. Inscrições até ao dia 19 de maio. Atividade gratuita.
18 de Maio | 17h30 | mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”

09 Maio 2017

18 de Maio | 17h30 | mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu da Chapelaria organiza, no próximo dia 18 de Maio, às 17h30, uma mesa redonda intitulada “Moda Indústria. Moda Arte” que conta com a presença dos designers e chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián.

 

Esta conversa acontece no contexto da inauguração da exposição “Tocados por Pablo e Mayaya” e pretende abordar a temática da moda enquanto sector industrial e enquanto expressão artística. 

Os designers convidados falarão do seu processo criativo, percurso profissional e  experiências no mercado da moda.

 

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia (museu.chapelaria@gmail.com ou 256 201 680).

O seminário decorre em castelhano.

 

 

SOBRE PABLO MERINO E MAYAYA CEBRIÁN

”Pablo Y Mayaya” é a marca do famoso duo de chapeleiros espanhóis composto por Pablo Merino e Mayaya Cebrián. Partilhando uma visão onde a tradição se alia à modernidade, Pablo e Mayaya dedicam-se à criação e personalização de chapéus e toucados garantindo que cada peça recebe um pouco da sua alma. Durante estes 27 anos de atividade, as suas peças já percorreram o mundo e adornaram muitas cabeças entre as quais a da Rainha Letizia de Espanha que é uma das clientes habituais de Pablo Y Mayaya (refira-se que a rainha usou uma criação destes designers no casamento dos Duques de Cambridge, Príncipe Guilherme e Kate Middleton).

A experimentação e o recurso a novos materiais e texturas são duas importantes características do seu trabalho que lhes valeu, em 2009, o Prémio Nacional de Artesanato.

 

Em 2015 receberam o “Dedal de Oro” atribuído apenas aos estilistas mais importantes de Espanha.

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

01 Maio 2017

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Mais do que meros ‘contos de fadas’ estas são as histórias reais de jovens designers cujo talento e capacidade empreendedora levou as suas criações a viajarem mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

Falamos de ANASTASIA RADEVICH (Canadá), PABLO E MAYAYA (Espanha), KOBI LEVI e MAOR ZABAR (ambos de Israel).

Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés” este ciclo programático trará a S. João da Madeira diversas atividades culturais e pedagógicas que incluem exposições temporárias de artistas e designers internacionais, workshops, seminários ou mesas redondas, oficinas criativas, visitas temáticas, encontros com artistas, entre outras, que visam colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, a chapelaria e o calçado.

O grande objetivo da programação dos dois museus passa por colocar em evidência as dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais, mostrando que a arte e a cultura, a criatividade e os negócios podem andar de mãos dadas.

ARQUIVO