Notícias

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

16 Outubro 2017

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Inaugurou, no passado dia 15 de outubro, a exposição temporária "Por favor, não coma os chapéus de Maor Zabar".

 

Maor Zabar é um designer de chapéus israelita cujas peças se destacam pela originalidade e excentricidade e que tomam por principal fonte de inspiração a sua história de vida e experiência pessoal enquanto estilista de moda e designer de figurinos para o teatro. Cada chapéu e cobertura de cabeça, feita em feltro, linho natural ou delicadas sedas, é cuidadosamente trabalhado, costurado e artisticamente pintado à mão para dar origem ao que Maor Zabar chama de “Criação Perfeita”. Insetos, flores, comida, brinquedos ou contos populares são apenas algumas das suas coleções e cada uma delas assume estilos e facetas amplas que vão do realismo à paródia. E quem os usa tem a certeza de que, com uma pitada de humor, se sentirá glamoroso.

 

Não deixe de visitar esta fantástica exposição, que estará patente até dia 31 de março de 2018.

MESA REDONDA MAOR ZABAR & KOBI LEVI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

01 Outubro 2017

MESA REDONDA MAOR ZABAR & KOBI LEVI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria organizam, no dia 14 de Outubro, às 17h00, a 4ª mesa redonda do ciclo “Moda Indústria. Moda Arte” que contará com a presença dos designers israelitas Kobi Levi e Maor Zabar.

 

Encontrando-se ambos, em termos de processo criativo, na fronteira entre o que é arte e o que é indústria, e desafiando permanentemente as tradicionais definições de design, arte e moda, pretende-se com esta mesa redonda abordar a temática da moda quer enquanto sector industrial quer enquanto expressão artística, sendo que os designers apresentarão o seu processo criativo, o seu percurso profissional e as suas experiências no mercado da moda.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.

 

Para mais informações e inscrições, por favor,  contacte-nos através do 256 201 680 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Jornadas Europeias do Património

07 Setembro 2017

Jornadas Europeias do Património

No contexto das Jornadas Europeias do Património 2017 sob o tema “Património e Natureza” o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado criaram um conjunto de atividades a pensar em todos. Se procura redescobrir os museus que já conhece, realizar oficinas extraordinárias ou até atividades ao ar livre, não deixe de participar!
 
22, 23 e 24 de setembro
VISITAS GUIADAS GRATUITAS ao Museu da Chapelaria e ao Museu do Calçado
Mediante marcação prévia
Público: geral
 
22, 23 e 24 de setembro | Museu do Calçado
TERRA INCOGNITA / THIS WILL DESTROY YOU | visita temática + oficina criativa
A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, reflexão e criatividade. Este é o mote para uma nova visita temática ao Museu do Calçado intitulada “Terra Incognita. This will destroy you”. Esta viagem, que tem início na exposição temporária "Anastasia Radevich. Formas de Arte", leva-nos a refletir sobre as consequências que o comportamento humano tem no equilíbrio e preservação da Natureza. A visita termina com a realização de uma oficina de expressão plástica em que a natureza serve de inspiração para a criação de um sapato.
Atividade gratuita mediante marcação prévia
Duração: 1h30
Público: geral
 
23 de setembro | 14h00 | Museu da Chapelaria
CAMINHADA PELO PATRIMÓNIO | visita guiada ao património edificado da cidade
Venha passar um dia diferente em S. João da Madeira e conhecer um património especial que inclui velhas fábricas, arquitetura de brasileiros, edifícios históricos…
Atividade gratuita mediante marcação prévia
Duração: 1h30
Público: geral
 
23 de setembro | 14h00 | Museu da Chapelaria
FELTRAGEM: DA NATUREZA AO PATRIMÓNIO | workshop de iniciação à feltragem com agulha
Durante este workshop, os participantes vão aprender ou desenvolver técnicas de feltragem através das tradicionais agulhas de feltragem e lã cardada e, no final, levarão consigo o objeto que criaram. Dos mais pequenos aos mais graúdos, com muita ou pouca experiência nesta técnica, o objetivo é que todos possam participar e, acima de tudo, divertir-se nesta tarde de sábado.
Custo: 15€ (inclui visita guiada ao Museu da Chapelaria + workshop) 
Duração: 3 horas
 
Esperamos por si!
 
Para mais informações consulte: www.museudachapelaria.pt | www.museu-do-calcado.pt
XII Acampamento no Museu

02 Julho 2017

XII Acampamento no Museu

O “CULTURando por aí... Férias de Verão 2017” está a terminar e para o encerramento deste programa preparamos mais um Acampamento no Museu.

 

Na noite de 14 para 15 de julho, o Museu abre as suas portas a todas as crianças para uma noite diferente. Jogos, música, cinema e muita animação preenchem a noite mais longa do ano no Museu da Chapelaria. 

Inscreva os seus filhos, sobrinhos e netos neste divertido acampamento, proporcionando-lhes uma experiência única e muito especial que eles não irão esquecer.

Veja como foi em 2016 aqui.

 

Para mais informações e inscrições, p.f., contacte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

O que dizem de nós...

22 Junho 2017

O que dizem de nós...

No âmbito da comemoração do XII aniversário do Museu da Chapelaria, o jornal Labor realizou uma reportagem sobre a vida de alguns antigos operários da Empresa Industrial de Chapelaria, que fazem hoje parte do património mnemónico da nossa cidade.
Veja tudo na edição desta semana do jornal Labor.

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

10 Junho 2017

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

Decorreu ontem a cerimónia de entrega dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia aos quais estavam candidatos 132 museus portugueses, tendo o Museu do Calçado recebido três importantes prémios dos quais muito se orgulha:

 

- PRÉMIO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE que distinguiu e premiou o Museu do Calçado como o mais inovador e criativo em todas as áreas da sua atividade, da investigação à incorporação, do inventário à conservação, da exposição ao serviço educativo, dos produtos da loja à comunicação;

 

- PRÉMIO APLICAÇÃO DE GESTÃO E MULTIMEDIA que se refere à qualidade dos produtos multimédia usados nas nossas exposições e que ajudam a contextualizar os seus objetos, promovendo e facilitando o conhecimento;

 

- PRÉMIO INCORPORAÇÃO que distinguiu a integração de bens culturais no acervo do museu, referindo-se concretamente à incorporação da coleção de sapatos da empresa LUSOLINDO

 

A estes juntou-se ainda a MENÇÃO HONROSA DE MELHOR MUSEU DO ANO que distingue o Museu do Calçado enquanto instituição que preserva coleções representativas da identidade local, regional ou nacional, que contribui para o avanço do conhecimento da museologia, que contribui para o desenvolvimento social e equilíbrio ambiental, que promove a educação e formação de diferentes grupos sociais e que cumpre com todas as suas funções museológicas.

 

Estes prémios e esta menção honrosa representam o reconhecimento da qualidade do Museu do Calçado que resulta de uma aposta inequívoca do Município de S. João da Madeira na preservação do seu património mas também do trabalho intenso e de grande qualidade técnica e científica da sua equipa e de todos quantos colaboram com o Museu do Calçado, de doadores a parceiros institucionais.

Deixamos aqui uma palavra especial de agradecimento ao designer João Borges que colaborou com o Museu do Calçado no Projecto de Museografia, ao Sr. Armando Oliveira representante da coleção Lusolindo e às empresas GOFOX e EDIGMA que conceberam as aplicações multimédia do Museu.

 

À Associação Portuguesa de Museologia, o nosso profundo agradecimento pelos importantes Prémios que nos foram atribuídos e que nos conferem, de hoje em diante, uma ainda maior responsabilidade dentro do panorama museológico português que procuraremos honrar todos os dias com seriedade, rigor e empenho.

Ao Vencedor do Melhor Museu do Ano, o Museu do Dinheiro, e a todos os restantes nomeados e premiados, os nossos felizes e reconhecidos parabéns!

 

Finalmente, uma palavra especial para os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger que receberam o PRÉMIO COLECIONADOR e aos colecionadores Norlinda e José Lima que receberam uma MENÇÃO HONROSA também nesta categoria e cujas coleções estão em depósito no núcleo de arte de S. João da Madeira.

XIII Encontro de Chapeleiros

01 Junho 2017

XIII Encontro de Chapeleiros

À semelhança dos anos anteriores, o Museu da Chapelaria organiza mais um Encontro de Chapeleiros. 

No dia em que celebramos o XII aniversário do Museu, queremos fazer deste o maior encontro de chapeleiros de sempre!!! 

 

Confirme a sua presença através do 256 201 680 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Contamos consigo!

MUSEU DA CHAPELARIA ACOLHE DESIGNERS DA CASA REAL ESPANHOLA

16 Maio 2017

MUSEU DA CHAPELARIA ACOLHE DESIGNERS DA CASA REAL ESPANHOLA

O Museu da Chapelaria inaugura, no próximo dia 20 de maio, às 17h00, a exposição “Tocados por Pablo y Mayaya”.

Inserida no programa expositivo “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”, esta exposição traz a Portugal o percurso da dupla de designers espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián, conhecidos por adornarem algumas das “cabeças” mais importantes de Espanha, como é o caso da rainha Letizia e dos restantes membros da Casa Real Espanhola. O seu prestígio ultrapassa fronteiras e a marca exporta chapéus e toucados para vários países, como Portugal, Angola, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Japão e até para o Brasil. 

 

Pablo e Mayaya deram os primeiros passos nos anos noventa, quando abriram o primeiro atelier de alta-costura, em Valladolid. Desde então, percorreram um caminho singular que os fez vencer o Prémio Nacional de Artesanato, em 2009, e o troféu “Dedal de Oro”, em 2015, atribuído apenas aos estilistas mais importantes de Espanha.

 

Mesa Redonda com Pablo Merino e Mayaya Cebrián, no dia 18 de maio, às 17h30

O Museu da Chapelaria realiza, no dia 18 de maio, às 17h30, uma mesa redonda com os artistas espanhóis. A iniciativa dirige-se a alunos, profissionais do setor, empresários da indústria criativa e público em geral, para uma conversa em castelhano, guiada pela temática da moda enquanto setor industrial e enquanto expressão artística, sendo que os artistas apresentarão o seu processo criativo, o seu percurso profissional e as experiências em primeira pessoa no mercado da moda.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia, através do email museuchapelaria@cm-sjm.pt.

 

Inauguração da exposição, no dia 20 de maio, às 17h00

“Tocados por Pablo e Mayaya” reúne as principais obras de Pablo Merino e Mayaya Cebrián, designers que dão nome à exposição.

É uma desconstrução do trabalho dos artistas que se iniciaram na indústria dos chapéus há 27 anos e que percorreram, desde então, um caminho ímpar. Uma exposição onde o tradicional se alia à modernidade, através da criação e personalização de chapéus e toucados únicos, que transparecem a essência e a alma dos dois criadores.

Depois de percorrerem o mundo, as principais obras de arte da insígnia espanhola fazem uma paragem em S. João da Madeira, capital da indústria chapeleira e da indústria do calçado no nosso país, para mostrar aos portugueses alguns exemplares únicos de uma marca que sempre se soube reinventar e adaptar aos tempos modernos. 

 

 

EXPOSIÇÃO “TOCADOS POR PABLO E MAYAYA”

 

Até 30 de Setembro

Museu da Chapelaria

Terça-feira a sexta-feira: 09h00 - 12h30 |14h00 - 18h00

Sábado: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00

Domingos e Feriados: 10h30 - 12h30 |14h30 - 18h00

Segunda-feira: Encerrado

 

Rua Oliveira Júnior, nº 501, 3700-204 S. João da Madeira

Maio. Mês dos Museus.

10 Maio 2017

Maio. Mês dos Museus.

Em maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que este ano é dedicado ao tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

O Museu da Chapelaria associa-se a estas comemorações com um vasto e interessante programa de atividades que decorrerá entre 6 e 22 de maio.
Quase todas as atividades são gratuitas mas exigem inscrição prévia.
Venha descobrir as "histórias indizíveis" que o Museu guardou só para si.

 

PROGRAMA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

 

6, 13 e 27 de maio, 11h00 e 15h00
VISITAS GRATUITAS | Os Museus da Chapelaria e do Calçado oferecem-lhe visitas guiadas gratuitas, com início às 11h e às 15h. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

13 de maio, das 10h00 às 18h00
WORKSHOP ESCULTURAS TÊXTEIS com AnaRita de Albuquerque. Inscrições através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

 

18 e 20 de maio, 11h00 e 15h00
AS HISTÓRIAS QUE FICARAM POR CONTAR | Visita temática ao longo da qual antigos chapeleiros dão a conhecer histórias vividas dentro da fábrica. Os amores e desamores, as alegrias e as mágoas, a esperança e o desalento… São histórias tantas vezes contadas em silêncio que neste dia ganham uma nova voz. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com
 
18 de maio, 17h30
MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE | Mesa redonda que conta com a presença dos designers e chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián e que aborda a temática da moda enquanto sector industrial e enquanto expressão artística. A entrada é livre. Inscreva-se através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com. O seminário decorre em castelhano.
 
19 de maio
19h30, JANTAR TEMÁTICO no restaurante Fábrica dos Sentidos com desconto de 10% para quem traga chapéu na cabeça! Reservas no restaurante do Museu
 
21h30, O ÚLTIMO TURNO [noite dos museus] | Espetáculo de teatro que envolve os grupos da cidade e que revela muitas histórias controversas da chapelaria e do calçado... venha descobrir os segredos que ainda não contamos...
 
20 de maio, 17h00
TOCADOS POR PABLO E MAYAYA | Inauguração da exposição temporária “Tocados por Pablo e Mayaya”.
Pablo Y Mayaya” é a marca do famoso duo de chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián que se dedicam à criação e personalização de belíssimos chapéus e toucados. Durante 30 anos de atividade, as suas peças já percorreram o mundo e adornaram muitas cabeças entre as quais a da rainha Letícia de Espanha.
 
21 de maio, 10h00
PEDDY PAPER COM PÉS E CABEÇA | Ao longo da manhã decorrerá no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado um peddy paper que levará os participantes a descobrirem histórias ocultas. Pistas, umas verdadeiras e outras falsas, irão conduzir as equipas ao longo de um percurso mágico. Usar os pés e a cabeça é obrigatório. Inscrições até ao dia 19 de maio. Atividade gratuita.
18 de Maio | 17h30 | mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”

09 Maio 2017

18 de Maio | 17h30 | mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu da Chapelaria organiza, no próximo dia 18 de Maio, às 17h30, uma mesa redonda intitulada “Moda Indústria. Moda Arte” que conta com a presença dos designers e chapeleiros espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián.

 

Esta conversa acontece no contexto da inauguração da exposição “Tocados por Pablo e Mayaya” e pretende abordar a temática da moda enquanto sector industrial e enquanto expressão artística. 

Os designers convidados falarão do seu processo criativo, percurso profissional e  experiências no mercado da moda.

 

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia (museu.chapelaria@gmail.com ou 256 201 680).

O seminário decorre em castelhano.

 

 

SOBRE PABLO MERINO E MAYAYA CEBRIÁN

”Pablo Y Mayaya” é a marca do famoso duo de chapeleiros espanhóis composto por Pablo Merino e Mayaya Cebrián. Partilhando uma visão onde a tradição se alia à modernidade, Pablo e Mayaya dedicam-se à criação e personalização de chapéus e toucados garantindo que cada peça recebe um pouco da sua alma. Durante estes 27 anos de atividade, as suas peças já percorreram o mundo e adornaram muitas cabeças entre as quais a da Rainha Letizia de Espanha que é uma das clientes habituais de Pablo Y Mayaya (refira-se que a rainha usou uma criação destes designers no casamento dos Duques de Cambridge, Príncipe Guilherme e Kate Middleton).

A experimentação e o recurso a novos materiais e texturas são duas importantes características do seu trabalho que lhes valeu, em 2009, o Prémio Nacional de Artesanato.

 

Em 2015 receberam o “Dedal de Oro” atribuído apenas aos estilistas mais importantes de Espanha.

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

01 Maio 2017

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Mais do que meros ‘contos de fadas’ estas são as histórias reais de jovens designers cujo talento e capacidade empreendedora levou as suas criações a viajarem mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

Falamos de ANASTASIA RADEVICH (Canadá), PABLO E MAYAYA (Espanha), KOBI LEVI e MAOR ZABAR (ambos de Israel).

Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés” este ciclo programático trará a S. João da Madeira diversas atividades culturais e pedagógicas que incluem exposições temporárias de artistas e designers internacionais, workshops, seminários ou mesas redondas, oficinas criativas, visitas temáticas, encontros com artistas, entre outras, que visam colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, a chapelaria e o calçado.

O grande objetivo da programação dos dois museus passa por colocar em evidência as dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais, mostrando que a arte e a cultura, a criatividade e os negócios podem andar de mãos dadas.

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DA PÁSCOA

01 Abril 2017

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DA PÁSCOA

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. 

 

Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
 
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.
 
Veja as fotos do CULTURando por aí... Férias da Páscoa 2016 aqui
Consulte o programa deste ano aqui.
 
Para mais informações e inscrições contacte-nos através do telefone 256 201 680/2 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com
CONCURSO CHAPELADAS DE ENTRUDO | resultados das votações

25 Março 2017

CONCURSO CHAPELADAS DE ENTRUDO | resultados das votações

Neste Carnaval, o Museu da Chapelaria lançou um desafio: fotografar-se com um disfarce de Carnaval que tivesse como acessório obrigatório o Chapéu ou, em alternativa, fotografar-se apenas com o chapéu colocado e, participar no nosso concurso CHAPELADAS DE ENTRUDO!
 
A fotografia com mais gostos às 18h00 do dia 24 de março de 2017 ganharia um CHAPÉU de feltro, duas ENTRADAS gratuitas no Museu da Chapelaria e um LÁPIS do Museu. 
O 2º classificado ganharia duas ENTRADAS gratuitas no Museu da Chapelaria e um PORTA-CHAVES do Museu. 
O 3º classificado receberia duas ENTRADAS gratuitas no Museu da Chapelaria e um LÁPIS do Museu.
 
Aqui apresentamos as fotografias dos 3 primeiros classificados.
Conheça o resultado da votação das fotografias a concurso aqui.
XI Feira da Ciência no Museu da Chapelaria

01 Março 2017

XI Feira da Ciência no Museu da Chapelaria

A XI Feira da Ciência arrancou esta segunda-feira, dia 6 de março e prolonga-se até 17 de março.
Uma organização do projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses, que resulta das atividades desenvolvidas junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho ao longo de todo o ano letivo. Cerca de 2000 crianças participarão no evento, através das respetivas turmas, podendo assim interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas.


As famílias e o público em geral poderão também participar no sábado, dia 11, das 14.00 às 17.00 horas, no Museu da Chapelaria. 
A entrada é livre.
Chapeladas de Entrudo | Concurso de fotografia | 2ª edição

17 Fevereiro 2017

Chapeladas de Entrudo | Concurso de fotografia | 2ª edição

Neste Carnaval propomos que participe na II edição do Concurso “Chapeladas de Entrudo”.
Desafiamo-lo a fotografar-se com um disfarce de Carnaval que tenha como acessório obrigatório o Chapéu ou, em alternativa, somente com o chapéu colocado.
Como o Museu vai estar aberto no dia de Carnaval (28 de Fevereiro) aproveite e tire aqui a sua fotografia!
Na página de facebook do Museu vão estar todas as imagens a concurso e a grande vencedora será a que gerar mais ‘gostos’. Mas… para isso vai ter que pedir a colaboração de todos os seus amigos!!!
Participe e junte-nos a nós neste divertido concurso.
O regulamento do concurso será publicado em http://museudachapelaria.blogspot.pt

Museu da Chapelaria é parceiro em projecto internacional

01 Janeiro 2017

Museu da Chapelaria é parceiro em projecto internacional

A 21 de janeiro de 2017 decorreu, no Museu da Chapelaria, a assinatura de protocolos de colaboração no âmbito do projeto internacional “EU-LAC-MUSEUMS” que visa a promoção das relações entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). 
Este projeto internacional envolve 8 países sendo coordenado pela Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Em Portugal, o Programa de Mobilidade Jovem que se enquadra no pacote de trabalho "Educação em Museus para a Inclusão e Coesão Social" é coordenado  pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) que convidou 3 museus municipais a integrarem o consórcio nacional, a saber, o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, o Museu de Olaria, em Barcelos, e o Museu Municipal de Penafiel através do seu núcleo da aldeia de Quintandona.

O projeto EU-LAC-MUSEUMS pretende responder diretamente ao desafio de promover as relações UECELAC através do estudo das ligações estreitas entre a Europa (UE) e a América Latina e Caribe (ALC) no domínio da museologia comunitária. 
Para enfrentar este desafio, o EU-LAC-MUSEUMS reúne uma equipe de líderes académicos, profissionais de museus e decisores políticos eleitos pelas Alianças Regionais Europeias e da América Latina e Caribe do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e está empenhado em explorar as dimensões cultural, científica e social das relações EULAC.
Através de uma série de pacotes de trabalho temáticos, este projeto irá trabalhar o tema "Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe".

Mais informações em 
http://www.eulacmuseums.net/
https://www.facebook.com/EULAC-Museums-and-Communities-1823196741288141/
https://twitter.com/EULACMuseums
https://www.youtube.com/channel/UCC0Xi_P0b6uBbsOKXWyy9MQ

ARQUIVO