INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

15 Maio 2019

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

No dia 18 de maio, o Museu da Chapelaria inaugura uma nova exposição temporária, “Araceli Sancho.Narrativas visuais”, pelas 16h00.

Inserida no novo ciclo de programação do Museu da Chapelaria para 2019, intitulado “Criar entre Mundos. Da Cabeça aos pés”, esta exposição temporária traz pela primeira vez a Portugal, Araceli Sancho, uma designer de chapéus valenciana, com atelier na pequena cidade de Teruel.

Multidisciplinar por natureza, Araceli Sancho atua em áreas concecionais distintas que passam pelas recriações históricas, pelas artes visuais e cénicas e, naturalmente, pela moda e design. O reconhecimento internacional enquanto mestre chapeleira surge da combinação da sua paixão pela moda e desenho criativo, força motriz da criatividade de Araceli Sancho, com o domínio exemplar das técnicas de fabrico tradicional de chapéus.

Uma exposição a não perder!

MESA REDONDA :: ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

14 Maio 2019

MESA REDONDA :: ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

MESA REDONDA “MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE”, COM ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI

No âmbito da inauguração das exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, será realizada uma mesa redonda que contará com a participação da designer de chapéus espanhola Araceli Sancho e do designer de calçado japonês Kei Kagami.

Abordando a temática da moda enquanto sector industrial e expressão artística, estes designers irão falar sobre o seu processo criativo, percurso profissional e experiências no mercado da moda.
Uma mesa redonda que não irá querer perder.

Nota: A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.
A mesa redonda decorre em inglês.

Para mais informações, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do 256 004 006.

MAIO MÊS DOS MUSEUS

02 Maio 2019

MAIO MÊS DOS MUSEUS

Maio é um mês especial para todos os museus e o Museu da Chapelaria não é exceção.
Por esta razão, preparamos um conjunto de atividades gratuitas para todas as idades.

Programação:

11 de maio - 11h00 ou 15h00 | Visita temática "Sabe? Esta fábrica é a minha casa..."
17 de maio - 09h00 ou 11h00 | masterclass com a designer de chapéus Araceli Sancho
18 de maio - 15h00 | Mesa redonda com o designer de calçado Kei Kagami e a designer de chapéus Araceli Sancho
18 de maio - 16h00 | inauguração da exposição temporária "Araceli Sancho. Narrativas Visuais" (Museu da Chapelaria)
18 de maio - 17h00 | inauguração da exposição temporária "Kei Kagami. Sem Limites" (Museu do Calçado)
18 de maio - 21h30 | espetáculo de performances "Sombras, sons e gestos da fábrica" (Museu da Chapelaria e Museu do Calçado)
19 de maio - 10h00 | Peddy paper com pés e cabeça (Museu da Chapelaria e Museu do Calçado)

À exceção das inaugurações, as restantes atividades carecem de inscrição prévia.
+INFO: museudocalcado.sjm@gmail.com / 256 004 006

Lançamento do livro :: Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira

01 Maio 2019

Lançamento do livro :: Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira

Carlos Alberto da Costa, figura sanjoanense, teve um papel relevante na história de S. João da Madeira. Descendente de uma família que se pautava pela novidade, como a introdução do primeiro táxi ou da primeira bomba de gasolina na terra, a sua vocação acabou por conduzi-lo para a fotografia. Ao longo de décadas e em centenas de imagens, Carlos Alberto da Costa foi registando o desenvolvimento urbano e ebulição social da sua terra natal, primeiro enquanto vila e, mais tarde, já como cidade.

A sua vida e obra é agora apresentada no livro "Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira", da autoria de Daniel Neto e José Duarte da Costa e editado pelo Município de S. João da Madeira.
Convidamo-lo, por isso, a estar presente no auditório do Museu da Chapelaria, no próximo sábado, dia 04 de maio, às 18h30 para assistir à apresentação e lançamento deste livro.