INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: MARIANNE JONGKIND. 55 ANOS DE CHAPÉUS DE ALTA-COSTURA

02 Outubro 2019

No dia 11 de outubro, o Museu da Chapelaria inaugura uma nova exposição temporária, "Marianne Jongkind. 55 anos de chapéus de alta-costura".
Marianne Jongkind considera-se uma perfecionista que não descansa enquanto não consegue recriar fielmente a peça que idealizou mentalmente. Isto porque Marianne não descansa até os seus esboços ficarem perfeitos. A sua mente é o caderno de esboços e os seus olhos o catálogo onde conjuga, com grande mestria, uma grande paleta de cores com os melhores materiais. As suas mãos, as ferramentas do rigor e perfeição que tanto a caracterizam e dão vida aos mais belíssimos e extravagantes chapéus e toucados. Dona de um estilo muito peculiar, Marianne Jongkind destaca-se pelo uso de linhas elegantes e formas excentricamente volumosas e quase geométricas que remetem para uma das suas fontes de inspiração prediletas: a arquitetura. "Marianne Jongkind. 55 anos de chapéus de alta-costura" é, assim, o ponto de partida para a construção de uma exposição biográfica única que se apresentará, pela primeira vez, no Museu da Chapelaria e em Portugal.