Notícias

BOAS FESTAS!

20 Dezembro 2019

BOAS FESTAS!

Caros visitantes,
 
Informamos que nos próximos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, o Museu da Chapelaria irá estar encerrado.
 
Aproveitamos para desejar a todos um Santo e Feliz Natal e um 2020 cheio de Cultura.
INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

03 Dezembro 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL

Estão abertas as inscrições para o Culturando por aí... Férias de natal, que decorre de 16 a 27 de dezembro no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. 
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

 

Consulte o programa aqui.

 

Para mais informações e inscrições contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

PROGRAMA FAMÍLIAS

01 Novembro 2019

PROGRAMA FAMÍLIAS

O primeiro sábado de cada mês é inteiramente dedicado às Famílias.
Reúna toda a sua família e venha ao Museu da Chapelaria descobrir segredos, desvendar mistérios e divertir-se com as diversas atividades que temos para si. 
Traga os seus filhos, pais, avós e amigos e passe um sábado “de se lhe tirar o chapéu” no Museu da Chapelaria.

 

Para este sábado reservamos a oficina "O chapéu do século XX... II". 

O que seremos daqui a cem anos? Num mundo que se encontra em constante evolução, o que irá mudar? E como serão os nossos chapéus? Qual poderá ser o seu formato? Com que materiais será fabricado? Quais as suas cores e padrões? Qual o objetivo da sua utilização? Inspirando-se nas duas exposições temporárias do museu, os visitantes são desafiados a idealizar, de forma crítica e criativa, como serão os chapéus do futuro.
Atelier gratuito, mediante marcação prévia.
Esta atividade decorre pelas 11h00.
Para mais informações e inscrições contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: MARIANNE JONGKIND. 55 ANOS DE CHAPÉUS DE ALTA-COSTURA

02 Outubro 2019

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: MARIANNE JONGKIND. 55 ANOS DE CHAPÉUS DE ALTA-COSTURA

No dia 11 de outubro, o Museu da Chapelaria inaugura uma nova exposição temporária, "Marianne Jongkind. 55 anos de chapéus de alta-costura".
Marianne Jongkind considera-se uma perfecionista que não descansa enquanto não consegue recriar fielmente a peça que idealizou mentalmente. Isto porque Marianne não descansa até os seus esboços ficarem perfeitos. A sua mente é o caderno de esboços e os seus olhos o catálogo onde conjuga, com grande mestria, uma grande paleta de cores com os melhores materiais. As suas mãos, as ferramentas do rigor e perfeição que tanto a caracterizam e dão vida aos mais belíssimos e extravagantes chapéus e toucados. Dona de um estilo muito peculiar, Marianne Jongkind destaca-se pelo uso de linhas elegantes e formas excentricamente volumosas e quase geométricas que remetem para uma das suas fontes de inspiração prediletas: a arquitetura. "Marianne Jongkind. 55 anos de chapéus de alta-costura" é, assim, o ponto de partida para a construção de uma exposição biográfica única que se apresentará, pela primeira vez, no Museu da Chapelaria e em Portugal.
Jornadas Europeias do Património 2019

06 Setembro 2019

Jornadas Europeias do Património 2019

Sob o tema “Artes Património Lazer”, pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas com o património cultural e com os monumentos, reforçando essa ligação através de ações que promovam a sua reapropriação com um carácter efémero. No âmbito desta iniciativa são organizadas visitas guiadas e, para os mais jovens, oficinas pedagógicas.

 

Consulte a nossa programação aqui.


Esperamos por si!
Para mais informações:

museu.chapelaria@gmail.com | museudocalcado.sjm@gmail.com 

As quintas dos museus

01 Agosto 2019

As quintas dos museus

Visita gratuita noturna + jantar com 10% de desconto

 

Durante o mês de agosto, às quintas-feiras, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e o Restaurante Fábrica dos Sentidos associam-se para proporcionar aos seus visitantes uma visita guiada especial seguida de um jantar (com 10% de desconto).

 

Programa disponível para marcações prévias e grupos superiores a 4 pessoas.

Dias: 01 e 29 | Museu do Calçado

Dias: 08 e 22 | Museu da Chapelaria

Horários: 19h00 e 20h00

 

Para mais informações, contacte-nos através dos telefones: Museu da Chapelaria - 256 200 206 ou Museu do Calçado - 256 004 006.

HAT WEEKEND 2019 - FESTIVAL DO CHAPÉU

10 Julho 2019

HAT WEEKEND 2019 - FESTIVAL DO CHAPÉU

Entre 19 e 21 de julho, todos os chapéus vão dar a S. João da Madeira.
A 3.ª edição do Hat Weekend agitará a “capital” do chapéu com um festival urbano que vai ocupar a cidade com instalações, concertos, magia, teatro e circo de rua, exposições, artes performativas, residências artísticas, arte urbana, desfiles e experiências imersivas.
 
Consulte toda a programação aqui
VISITA TEMÁTICA HISTÓRIAS COM SABORES

07 Junho 2019

VISITA TEMÁTICA HISTÓRIAS COM SABORES

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, venha ao Museu da Chapelaria descobrir as mais inacreditáveis e autênticas histórias associadas à gastronomia que aconteceram dentro da fábrica.

Dos chocolatinhos de amor aos bifes cozinhados ao lado de chapéus, as paredes do Museu guardam muitas histórias que vamos desvendar nos dias 8 a 10 de junho.

As visitas são gratuitas mas deverá fazer a sua inscrição através do email museu.chapelaria@gmail.com ou pelo telefone 256 200 206.

 

Para mais informações sobre horários aceda aqui.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

15 Maio 2019

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA :: ARACELI SANCHO. NARRATIVAS VISUAIS

No dia 18 de maio, o Museu da Chapelaria inaugura uma nova exposição temporária, “Araceli Sancho.Narrativas visuais”, pelas 16h00.

Inserida no novo ciclo de programação do Museu da Chapelaria para 2019, intitulado “Criar entre Mundos. Da Cabeça aos pés”, esta exposição temporária traz pela primeira vez a Portugal, Araceli Sancho, uma designer de chapéus valenciana, com atelier na pequena cidade de Teruel.

Multidisciplinar por natureza, Araceli Sancho atua em áreas concecionais distintas que passam pelas recriações históricas, pelas artes visuais e cénicas e, naturalmente, pela moda e design. O reconhecimento internacional enquanto mestre chapeleira surge da combinação da sua paixão pela moda e desenho criativo, força motriz da criatividade de Araceli Sancho, com o domínio exemplar das técnicas de fabrico tradicional de chapéus. 

Uma exposição a não perder!

MESA REDONDA :: ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

14 Maio 2019

MESA REDONDA :: ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI - MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE

MESA REDONDA “MODA INDÚSTRIA. MODA ARTE”, COM ARACELI SANCHO & KEI KAGAMI

No âmbito da inauguração das exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, será realizada uma mesa redonda que contará com a participação da designer de chapéus espanhola Araceli Sancho e do designer de calçado japonês Kei Kagami.

Abordando a temática da moda enquanto sector industrial e expressão artística, estes designers irão falar sobre o seu processo criativo, percurso profissional e experiências no mercado da moda.
Uma mesa redonda que não irá querer perder.

Nota: A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.
A mesa redonda decorre em inglês.

Para mais informações, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do 256 004 006.

MAIO MÊS DOS MUSEUS

02 Maio 2019

MAIO MÊS DOS MUSEUS

Maio é um mês especial para todos os museus e o Museu da Chapelaria não é exceção. 
Por esta razão, preparamos um conjunto de atividades gratuitas para todas as idades.

 

Programação:

11 de maio - 11h00 ou 15h00 | Visita temática "Sabe? Esta fábrica é a minha casa..."
17 de maio - 09h00 ou 11h00 | masterclass com a designer de chapéus Araceli Sancho
18 de maio - 15h00 | Mesa redonda com o designer de calçado Kei Kagami e a designer de chapéus Araceli Sancho
18 de maio - 16h00 | inauguração da exposição temporária "Araceli Sancho. Narrativas Visuais" (Museu da Chapelaria)
18 de maio - 17h00 | inauguração da exposição temporária "Kei Kagami. Sem Limites" (Museu do Calçado) 
18 de maio - 21h30 | espetáculo de performances "Sombras, sons e gestos da fábrica" (Museu da Chapelaria e Museu do Calçado)
19 de maio - 10h00 | Peddy paper com pés e cabeça (Museu da Chapelaria e Museu do Calçado)

 

À exceção das inaugurações, as restantes atividades carecem de inscrição prévia. 
+INFO: museudocalcado.sjm@gmail.com / 256 004 006

Lançamento do livro :: Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira

01 Maio 2019

Lançamento do livro :: Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira

Carlos Alberto da Costa, figura sanjoanense, teve um papel relevante na história de S. João da Madeira. Descendente de uma família que se pautava pela novidade, como a introdução do primeiro táxi ou da primeira bomba de gasolina na terra, a sua vocação acabou por conduzi-lo para a fotografia. Ao longo de décadas e em centenas de imagens, Carlos Alberto da Costa foi registando o desenvolvimento urbano e ebulição social da sua terra natal, primeiro enquanto vila e, mais tarde, já como cidade.  


A sua vida e obra é agora apresentada no livro "Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira", da autoria de Daniel Neto e José Duarte da Costa e editado pelo Município de S. João da Madeira.
Convidamo-lo, por isso, a estar presente no auditório do Museu da Chapelaria, no próximo sábado, dia 04 de maio, às 18h30 para assistir à apresentação e lançamento deste livro. 

INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DA PÁSCOA

01 Abril 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS | CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DA PÁSCOA

As férias da Páscoa aproximam-se e, com elas, volta também o nosso programa CULTURando por aí… Férias da Páscoa 2019. 
De 08 a 18 de abril, o Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria juntam-se para proporcionar umas férias diferentes aos seus filhos, sobrinhos e afilhados. 
Durante duas semanas, os jovens serão colocados perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de uma forma criativa, a estimular novas competências e relações afetivas com o património industrial e cultural da nossa cidade. 


Pode consultar o nosso programa aqui.


Para mais informações e inscrições contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 200 206 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com

Workshop

15 Março 2019

Workshop

No próximo dia 30 de março, o Museu da Chapelaria organiza um workshop de esculturas têxteis.

Dinamizado pela artista e designer AnaRita de Albuquerque, este workshop faz uma abordagem à história da feltragem e aplicação da lã feltrada em contextos contemporâneos seguindo-se, depois, o momento de feltragem manual com água e sabão.

Está curioso mas não tem experiência? Porque não inscrever-se? Faça algo que é único. Sinta as texturas dos materiais, dê-lhes forma, crie volumes, imagine do nada uma peça e dê-lhe vida … o objetivo é que todos possam participar e, acima de tudo, divertir-se ao longo desta tarde de sábado. O workshop inclui, ainda, uma visita ao Museu da Chapelaria. 

 

Para realizar a sua inscrição, contacte o Serviço Educativo do museu através do telefone 256 200 206 ou e-mail museu.chapelaria@gmail.com

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

01 Março 2019

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

No passado dia 11 de Outubro, o Museu a Chapaleria inaugurou a exposição “Estibalitz Diaz de Durana. Entre chapéus e sonhos”.
Estibalitz Diaz de Durana é uma designer de chapéus de Bilbao, Espanha, que sempre se sentiu fascinada pelo brilho e toque dos tecidos. 
As suas peças, intensas e cheias de força, destacam-se pela riqueza e luxúria dos materiais e acessórios usados, pela força e intensidade dos temas retratados e por uma peculiar estética surrealista. “Estibalitz Diaz de Durana. Entre chapéus e sonhos” apresenta o universo onírico que compõe a obra desta original designer e que a faz destacar-se no mundo da moda.

Visite-nos e venha apreciar estes belíssimos chapéus. 

A exposição termina no dia 28 de abril de 2019. 

VISITA GUIADA GRATUITA

09 Fevereiro 2019

VISITA GUIADA GRATUITA

No Dia de S. Valentim, o Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria são "o par ideal".

Sugerimos-lhe, por isso, uma visita orientada aos museus seguida de um romântico jantar no Restaurante Fábrica dos Sentidos.

 

Esta atividade está disponível mediante marcação prévia.

Para mais informações, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu pelo email museu.chapelaria@gmail.com ou pelo telefone 256 200 206.

Workshop

09 Fevereiro 2019

Workshop

No próxima sábado, 16 de fevereiro, o Museu da Chapelaria irá realizar um novo workshop de feltragem com agulha. 

Com feltro, agulhas e lãs, os mais coloridos objetos se podem inventar.

Neste workshop de feltragem, os participantes serão desafiados a usar toda a sua criatividade para uma divertida máscara de Carnaval poderem criar.


O workshop inclui uma visita ao Museu da Chapelaria. 
Mais informações e inscrições pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com

A SI O NOSSO MUITO OBRIGADO!

11 Janeiro 2019

A SI O NOSSO MUITO OBRIGADO!

Porque hoje se comemora o Dia Internacional do Obrigado, o Museu da Chapelaria não pode deixar de agradecer a todos os que, de alguma forma, contribuíram para que este continue a ser Museu de se lhe tirar o chapéu.

 

E por isso, o Museu da Chapelaria tira o chapéu

 

às 20.108 pessoas que nos visitaram ao longo de 2018,
às 11.185 pessoas que participaram nas visitas guiadas propostas pelo Serviço Educativo,
aos 7.200 alunos, professores e educadores que trabalharam com o museu,
às 1.859 pessoas que participaram nas nossas oficinas pedagógicas, 
aos 532 alunos e famílias que participaram na criação de chapéus para a Árvore dos Chapéus do museu, 
às 117 crianças e jovens que estimularam a sua criatividade no programa “CULTURando por aí…“ da Páscoa, Verão e Natal,
às 12 pessoas que em 2018 doaram os seus objetos, promovendo deste modo o enriquecimento das nossas coleções,
a todas as instituições e associações que escolheram os nossos espaços para fazer as suas apresentações públicas,
a todas as pessoas que espreitam pelas nossas janelas e nos cumprimentam simpaticamente,
a todas as pessoas que nos seguem nas redes sociais, leem o nosso blog e continuam a receber a nossa divulgação,
a todas as pessoas que compraram o seu chapéu na loja do museu,
a todos os chapeleiros que nos continuam a visitar ao longo do ano fazendo desta a sua casa,
a todos os jornalistas que contribuem para dar a conhecer o Museu e nos ajudaram a chegar ainda mais perto do público, 
a todas as instituições parceiras que nos ajudaram a fazer mais e melhor.

 

A todos o nosso Muito Obrigado!

PROGRAMA FAMÍLIAS | 05 de janeiro

01 Janeiro 2019

PROGRAMA FAMÍLIAS | 05 de janeiro

O primeiro sábado de cada mês é inteiramente dedicado às Famílias.
Reúna toda a sua família e venha ao Museu da Chapelaria descobrir segredos, desvendar mistérios e divertir-se com as diversas atividades que temos para si. 
Traga os seus filhos, pais, avós e amigos e passe um sábado “de se lhe tirar o chapéu” no Museu da Chapelaria.

 

Para o próximo Programa Famílias,  dia 05 de janeiro, o Museu da Chapelaria sugere a seguinte atividade: “Vamos (en)cantar os Reis?”. 

Os reis andam sempre de coroa! As rainhas também! E tu não tens uma coroa?! Nesta atividade vamos transformar-te no rei ou na rainha da tua casa.


Este atelier é gratuito, mediante marcação prévia, para crianças entre os 4 e os 10 anos. 
Esta atividade decorre em dois horários diferentes: 11h00 e 15h00.

 

Para mais informações e/ou inscrições, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu através do email museu.chapelaria@gmail.com ou pelo telefone 256 200 206.

ARQUIVO