INTERFERÊNCIAS 1.0 | INVISÍVEIS

Estreia » 16 de julho, 20h30
Reposição » 17 de julho, 11h00 e 15h30
18 de julho, 11h00 e 15h30

Do feltro com que se fazem chapéus, diz-se que foi Santiago quem o terá descoberto debaixo dos seus pés depois de uma longa caminhada.
Os pés levam-nos a caminhar mas é na memória que se guarda o que fica da caminhada. E não é a memória exata, como também não é a distância exata, que nos diz da viagem; é a pequena porção do todo, a relíquia. Uma pedrinha achada no caminho, uma folha, uma pestana com que se pede um desejo, um fio que se enrola nos dedos, a sobrancelha branca, uma mecha de cabelo, um pelo preso no bigode, uma unha, um dente de leite numa côdea de pão duro, os dedos sem anéis, o meio grau de temperatura acima do suportável, a gota de suor, a lágrima, as moléculas que brincam umas com as outras, o ar carregado de matéria que se há-de entrelaçar.
A cabeça do chapeleiro é um relicário e a cor do seu coração é diferente do vermelho.

"INVISÍVEIS" é uma instalação plástica, com curadoria do Teatro da Didascalia, conceção e direção artística de Cláudia Ribeiro, tendo sido desenhada para o Museu da Chapelaria no âmbito do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0

A apresentação é gratuita mas encontra-se sujeita à lotação da sala e reserva prévia do bilhete no Museu da Chapelaria.

Tel. +351 256 200 206 / +351 256 201 680
Email: museudachapelaria@cm-sjm.pt /
museu.chapelaria@gmail.com
NOVA EXPOSIÇÃO :: DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO

01 Julho 2021

NOVA EXPOSIÇÃO :: DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO

O chapéu e o leque enquanto acessórios multifacetados das sociedades deram o mote para uma nova exposição temporária que reúne e apresenta, pela primeira vez e em simultâneo, nas cidade de S. João da Madeira e Lisboa mais de 380 peças do acervo do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje.

Integrando a programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, esta exposição é resultado de uma parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria e o Museu Nacional do Traje.

Apresentando-se em três locais geograficamente distintos, a saber, no Museu da Chapelaria, no Museu Nacional do Traje e na Loja Capital Verde Europeia 2020, a exposição "Do Chapéu e do Leque: Função e simbolismo" teve o seu momento de inauguração, em Lisboa, no passado dia 25 de junho.
Este contou com a presença do diretor do Museu Nacional do Traje, José Alvarez, da diretora do Museu da Chapelaria, Joana Galhano, da subdiretora da Direção Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo da Silva, do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, da Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, Clara Reis e do vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes.

Patente de 25 de Junho até 02 de outubro de 2021, a visita aos três núcleos da exposição poderá ser feita sem necessidade de agendamento prévio ficando, contudo, ao abrigo das medidas de segurança e prevenção adotadas em cada espaço.

Núcleos expositivos:
Museu da Chapelaria » R. António José de Oliveira Júnior, n.º 501, S. João da Madeira
Museu Nacional do Traje » Largo Júlio Castilho, Lisboa
Loja da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 » Praça do Município, n.º 31, Lisboa

Aproveite esta oportunidade única para ver alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.