Jornada Património Industrial para o futuro: balanço do projecto IH4Future

13 Outubro 2021

Jornada Património Industrial para o futuro: balanço do projecto IH4Future

A jornada terá lugar dia 24 de Novembro no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e on-line.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

Consulte o programa aqui.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

06 Outubro 2021

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

No próximo dia 11 de outubro, os Museus da Chapelaria e do Calçado inauguram as duas últimas exposições de 2021 dedicadas ao tema “Memória e Criatividade”.

Integrando o programa das Comemorações Oficiais da elevação concelhia de S. João da Madeira, as inaugurações irão ter lugar, no Museu da Chapelaria pelas 15h00, com a presença do designer de chapéus Francesco Ballestrazzi, e no Museu do Calçado, pelas 15h30, com a presença online da designer de calçado Marloes ten Bhömer.

Intituladas "Francesco Ballestrazzi. Não é Só Um Conto de Fadas" (Museu da Chapelaria) e "Marloes ten Bhömer. O Ato de Caminhar" (Museu do Calçado), estas exposições trazem a S. João da Madeira o universo excecionalmente criativo de dois designers cujas criações têm viajado por todo o Mundo.
PROLONGAMENTO DA EXPOSIÇÃO

02 Outubro 2021

PROLONGAMENTO DA EXPOSIÇÃO

A exposição "Do Chapéu e do Leque. Função e Simbolismo" foi prolongada.

O chapéu e o leque enquanto acessórios multifacetados das sociedades deram o mote para uma exposição temporária que reúne e apresenta, pela primeira vez e em simultâneo, nas cidade de S. João da Madeira e Lisboa mais de 380 peças do acervo do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje.

Criados para servir como meio de proteção ou armas, utilizados como meio de comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo.

Com o prolongamento desta exposição (que encerraria a 2 de outubro) tem oportunidade para descobrir alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.