Notícias

BOAS FESTAS

21 Dezembro 2021

BOAS FESTAS

A equipa do Museu da Chapelaria deseja-lhe um Santo Natal e um ano de 2022 de se lhe tirar o chapéu!!!
 
Aproveitamos para informar de que nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro estamos encerrados.
BOAS FESTAS

21 Dezembro 2021

BOAS FESTAS

A equipa do Museu da Chapelaria deseja-lhe um Santo Natal e um ano de 2022 de se lhe tirar o chapéu!!!
 
Aproveitamos para informar de que nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro estamos encerrados.
CULTURando por aí... Férias de Natal 2021

16 Dezembro 2021

CULTURando por aí... Férias de Natal 2021

As férias de Natal estão a chegar! E com elas chega também mais uma edição do CULTURando por aí... no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.
O “CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas.
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa. Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
 
Para mais informações e inscrições dirija-se ao Museu da Chapelaria ou contacte-nos pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com.
 
Data limite de inscrição: até 22 de dezembro
 
Pode imprimir o programa das atividades e a ficha de inscrição aqui.
Inauguração de instalação artística com rosto de Méssio Trindade

06 Novembro 2021

Inauguração de instalação artística com rosto de Méssio Trindade

Caríssimos amigos(as),
 

É com muito gosto que o(a) convido para a inauguração da nova instalação artística da cidade de S. João da Madeira e que terá a figuração do Sr. Méssio Trindade.

O ato encontra-se agendado para amanhã, 06 de novembro, pelas 16h00 e irá contar com a presença da família do Sr. Méssio Trindade e o Sr. Presidente do Município, Jorge Vultos Sequeira. 

Esta instalação poderá ser encontrada na Rua José Moreira, nº 65, 3700-155 S. João da Madeira. 

 

Teremos muito gosto que todos os seus familiares, amigos e conhecidos possam estar presentes nesta homenagem ao Sr. Méssio Trindade, à classe chapeleira de que ele tinha tanto orgulho e, outrossim, a uma indústria para a qual trabalhou toda a sua vida.   

 

Um abraço amigo, 

 

Joana Galhano
Diretora do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado

Jornada Património Industrial para o futuro: balanço do projecto IH4Future

13 Outubro 2021

Jornada Património Industrial para o futuro: balanço do projecto IH4Future

A jornada terá lugar dia 24 de Novembro no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e on-line.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

 

Consulte o programa aqui.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

06 Outubro 2021

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

No próximo dia 11 de outubro, os Museus da Chapelaria e do Calçado inauguram as duas últimas exposições de 2021 dedicadas ao tema “Memória e Criatividade”.
 
Integrando o programa das Comemorações Oficiais da elevação concelhia de S. João da Madeira, as inaugurações irão ter lugar, no Museu da Chapelaria pelas 15h00, com a presença do designer de chapéus Francesco Ballestrazzi, e no Museu do Calçado, pelas 15h30, com a presença online da designer de calçado Marloes ten Bhömer.
 
Intituladas "Francesco Ballestrazzi. Não é Só Um Conto de Fadas" (Museu da Chapelaria) e "Marloes ten Bhömer. O Ato de Caminhar" (Museu do Calçado), estas exposições trazem a S. João da Madeira o universo excecionalmente criativo de dois designers cujas criações têm viajado por todo o Mundo.
PROLONGAMENTO DA EXPOSIÇÃO

02 Outubro 2021

PROLONGAMENTO DA EXPOSIÇÃO

A exposição "Do Chapéu e do Leque. Função e Simbolismo" foi prolongada.

 
O chapéu e o leque enquanto acessórios multifacetados das sociedades deram o mote para uma exposição temporária que reúne e apresenta, pela primeira vez e em simultâneo, nas cidade de S. João da Madeira e Lisboa mais de 380 peças do acervo do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje.
 
Criados para servir como meio de proteção ou armas, utilizados como meio de comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo.
 
Com o prolongamento desta exposição (que encerraria a 2 de outubro) tem oportunidade para descobrir alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021

24 Setembro 2021

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021

Chegaram as Jornadas Europeias do Património 2021, este ano subordinadas ao tema "Património Inclusivo e Diversificado".
 
A par das habituais iniciativas promovidas, como visitas presenciais às exposições do museu (desenvolvidas com a segurança que se impõe), sugerimos visitas e exposições virtuais, de modo a que possa fruir do museu online.
 
> Visita virtual ao Museu da Chapelaria
 
> Visita virtual à exposição "Donna Hartley Millinery. Um toque de elegância."
 
> Até 2 de outubro > Visita à exposição temporária "Do chapéu e do leque. Função e simbolismo."
Pela primeira vez, as coleções do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje reúnem-se numa exposição que procurará apresentar alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.
 
Visite-nos!
INTERFERÊNCIAS 1.0 | INVISÍVEIS

15 Julho 2021

INTERFERÊNCIAS 1.0 | INVISÍVEIS

Apresentação da instalação plástica
 
Estreia » 16 de julho, 20h30
Reposição » 17 de julho, 11h00 e 15h30
18 de julho, 11h00 e 15h30
 
Do feltro com que se fazem chapéus, diz-se que foi Santiago quem o terá descoberto debaixo dos seus pés depois de uma longa caminhada.
Os pés levam-nos a caminhar mas é na memória que se guarda o que fica da caminhada. E não é a memória exata, como também não é a distância exata, que nos diz da viagem; é a pequena porção do todo, a relíquia. Uma pedrinha achada no caminho, uma folha, uma pestana com que se pede um desejo, um fio que se enrola nos dedos, a sobrancelha branca, uma mecha de cabelo, um pelo preso no bigode, uma unha, um dente de leite numa côdea de pão duro, os dedos sem anéis, o meio grau de temperatura acima do suportável, a gota de suor, a lágrima, as moléculas que brincam umas com as outras, o ar carregado de matéria que se há-de entrelaçar.
A cabeça do chapeleiro é um relicário e a cor do seu coração é diferente do vermelho.
 
"INVISÍVEIS" é uma instalação plástica, com curadoria do Teatro da Didascalia, conceção e direção artística de Cláudia Ribeiro, tendo sido desenhada para o Museu da Chapelaria no âmbito do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0
 
A apresentação é gratuita mas encontra-se sujeita à lotação da sala e reserva prévia do bilhete no Museu da Chapelaria.
 
Contatos
Tel. +351 256 200 206 / +351 256 201 680
Email: museudachapelaria@cm-sjm.pt /
museu.chapelaria@gmail.com
NOVA EXPOSIÇÃO :: DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO

01 Julho 2021

NOVA EXPOSIÇÃO :: DO CHAPÉU E DO LEQUE: FUNÇÃO E SIMBOLISMO

O chapéu e o leque enquanto acessórios multifacetados das sociedades deram o mote para uma nova exposição temporária que reúne e apresenta, pela primeira vez e em simultâneo, nas cidade de S. João da Madeira e Lisboa mais de 380 peças do acervo do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje.
 
Integrando a programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, esta exposição é resultado de uma parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria e o Museu Nacional do Traje.
 
Apresentando-se em três locais geograficamente distintos, a saber, no Museu da Chapelaria, no Museu Nacional do Traje e na Loja Capital Verde Europeia 2020, a exposição "Do Chapéu e do Leque: Função e simbolismo" teve o seu momento de inauguração, em Lisboa, no passado dia 25 de junho.
Este contou com a presença do diretor do Museu Nacional do Traje, José Alvarez, da diretora do Museu da Chapelaria, Joana Galhano, da subdiretora da Direção Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo da Silva, do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, da Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, Clara Reis e do vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes.
 
Patente de 25 de Junho até 02 de outubro de 2021, a visita aos três núcleos da exposição poderá ser feita sem necessidade de agendamento prévio ficando, contudo, ao abrigo das medidas de segurança e prevenção adotadas em cada espaço.
 
Núcleos expositivos:
Museu da Chapelaria » R. António José de Oliveira Júnior, n.º 501, S. João da Madeira
Museu Nacional do Traje » Largo Júlio Castilho, Lisboa
Loja da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 » Praça do Município, n.º 31, Lisboa
 
Aproveite esta oportunidade única para ver alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo.
CÂMARA MUNICIPAL LANÇA NOVA EDIÇÃO DO ROMANCE UNHAS NEGRAS

09 Junho 2021

CÂMARA MUNICIPAL LANÇA NOVA EDIÇÃO DO ROMANCE UNHAS NEGRAS

A Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou uma nova edição do romance "Unhas Negras" (1953), do escritor sanjoanense João da Silva Correia.
 
Esta reedição “é um ato de preservação e valorização da história e da cultura de S. João da Madeira, através do qual a autarquia procura contribuir para a defesa do património imaterial da comunidade sanjoanense e para a sua promoção, em especial junto das novas gerações”, realça o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira.

 

O livro encontra-se à venda na Loja do Museu da Chapelaria. 

Interferências 1.0 | Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

11 Maio 2021

Interferências 1.0 | Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato é uma visita performativa criada para o Museu do Calçado no âmbito do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0.
A aguentar o peso do nosso corpo estão os nossos pés, e a protegê-los, os sapatos. Calçamo-nos para nos pormos a caminho, para nos fazermos à estrada.
Entre bifurcações e decisões, entre pés descalços, sapatos rotos, costas cansadas, encontramo-nos a meio da estrada. Ninguém sabe o que andaste para aqui chegar, que história e que bagagem trazes contigo. “Se queres conhecer a minha vida, calça os meus sapatos”, não é assim que se diz?
Durante este percurso-performativo gaspeamos histórias, viajamos entre tempos, cruzamos fronteiras e atravessamos continentes. Calcorreamos memórias sem acabamento e imaginamos o mapa que nos leva ao futuro. Entre o que somos e o que gostávamos de ter sido, entre o que vivemos e o que nos espera, misturamos as nossas vidas e os nossos caminhos, até ao dia em que nos encontrámos todos, aqui e agora, sem saber o que teremos pela frente.
 
Datas:
18 MAIO – 19h30
22 MAIO – 11H30

 

Local:
Museu do Calçado
R. António José de Oliveira Júnior 591, 3700-204 São João da Madeira

 

Reserva de bilhetes:
Museu do Calçado
Tel. 256 004 006 / museudocalcado.sjm@gmail.com
A visita é gratuita e sujeita à lotação do espaço, sendo necessária a reserva e o levantamento prévio do bilhete.
*Recomenda-se que traga um agasalho e o uso de calçado confortável.
-
Coordenação artística e dramaturgia - Sara Barros Leitão
Intérpretes – André Dias, Ana Ferreira, Ana Raquel Azevedo, António Francisco Sousa, Carménia Guambe, Daniel Neto, Isabel Nogueira, Ivanna Leite, José António Pinho, José Manuel Ferreira, Lis Pereira, Maria Fernanda Silva, Maylet Carreño, Miguel Rosas, Natália Correia, Rufus Dahm, Santiago Mateus, Teresa Maia, Xavier Melo.
Montagem e operação técnica – Diogo Lopes
Contra-regras – Aldina Valente, Isabel Sousa, Filipa Costa.
Participantes durante o processo de criação – Aldina Valente, Anabela Cunha, André Brandão, Armanda Antunes, Eirini Mavromoustaki, Isabel Sousa, Jéssica Ferreira, Laurinda Resende, Ivan Cardoso, Tiago Pinho
Pessoas-memória - Augusto Jesus, Daniel Neto, Jorge Ribeiro, Maria Fernanda Durães, Nair Pinho, Xavier Melo.
-
INTERFERÊNCIAS 1.0 é um projeto desenvolvido pelo Teatro da Didascália, no âmbito do Programa Cultura para Todos, desenhado pela Divisão da Cultura e pela Ação Social do Município de S. João da Madeira. Entre dezembro de 2020 e julho de 2022 haverá intervenção em 5 espaços da cidade, o Museu do Calçado é o primeiro.
AVISO

01 Abril 2021

AVISO

6 DE ABRIL | REABERTURA DO MUSEU DA CHAPELARIA E MUSEU DO CALÇADO
 
O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado vão reabrir ao público a 6 de abril.
De terça a sexta-feira, poderá visitar-nos no horário das 10h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m. Aos sábados e domingos, apenas no período da manhã, entre as 10h00m e as 13h00m.
 
Continuamos a implementar as medidas de proteção e higienização já anteriormente estabelecidas, que terão de ser cumpridas para cuidado e segurança de todos:
- Obrigatório o uso de máscara;
- Higienização das mãos à entrada;
- Manter o distanciamento social;
- Respeitar o circuito de visita definido;
- Interdição de manuseio das peças das exposições;
- Limitação de visitantes nas diferentes salas dos museus.
 
Estamos ansiosos pela sua visita! Até breve!
O Museu da Chapelaria já tem uma nova visita virtual

01 Fevereiro 2021

O Museu da Chapelaria já tem uma nova visita virtual

A partir de hoje e com acesso gratuito, o Museu da Chapelaria disponibiliza uma visita virtual aos seus espaços, uma nova ferramenta cultural e pedagógica que traz ao visitante a possibilidade de explorar de forma autónoma, dinâmica e interativa, os conteúdos expositivos deste museu.

 

As visitas virtuais garantem aos museus de S. João da Madeira uma maior acessibilidade cultural, reforçando a sua ligação para com a comunidade e públicos locais e potenciando, simultaneamente, a criação de novas conexões a outros públicos nacionais e internacionais, entre os quais, os do setor criativo e empresarial.

 

São uma ferramenta pedagógica que permite um trabalho de proximidade entre o Serviço Educativo dos museus e os seus mais diversos públicos, entre os quais os escolares (professores, alunos e formandos), o público sénior, os públicos com deficiência, as famílias, os turistas ou os interessados em museus temáticos.

 

Sensíveis ao contexto epidemiológico atual que conduziu ao encerramento dos museus e confinamento da população procurou-se, igualmente, garantir uma maior proximidade do Museu da Chapelaria a todos os que se encontram impedidos de usufruir fisicamente dos espaços culturais.

 

Podendo ser acedida a partir de um computador, um tablet ou um smartphone, em qualquer momento do dia, a visita virtual já se encontra disponíveis nas redes sociais e página web do museu em www.museudachapelaria.pt/pt/visita-virtual

 

Do ofício à indústria, da moda ao design, das histórias passadas às que ainda estão para ser criadas, S. João da Madeira tem muita cultura para descobrir sem ter de sair de casa.

ENCERRAMENTO DOS MUSEUS

15 Janeiro 2021

ENCERRAMENTO DOS MUSEUS

Na sequência da renovação do estado de emergência pelo Governo de Portugal informamos que, a partir do dia 15 de janeiro, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado encontram-se encerrados ao público.

Todas as atividades presenciais previstas até final do mês de janeiro encontram-se suspensas.

 

Convidamo-lo a acompanhar-nos nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e a contactar-nos através dos e-mails:

- museu.chapelaria@gmail.com

- museudocalcado.sjm@gmail.com

ARQUIVO