Os Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar

10 Março 2023

Os Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar

De palhaço, pirata, índio, toureiro, cowboy, princesa… entre muitos outros, os Chapéus Foliões do Carnaval de Ovar abrilhantaram, durante 37 dias, o Museu da Chapelaria, com o seu mais belo esplendor.

Exibiram-se, mostrando o quão belo e feliz o mundo pode ser. E fizeram explodir de alegria todos aqueles que tiveram o privilégio de os apreciar.

A parceria entre o Museu da Chapelaria e o Município de Ovar foi muito mais que uma exposição de pomposos e bonitos chapéus. Visitas temáticas e oficinas lúdico-pedagógicas foram especialmente pensadas para os nossos visitantes. Saímos do Museu, rumo à Aldeia do Carnaval de Ovar, e levamos connosco os que quiseram conhecer de perto o trabalho dos foliões. Demos asas à imaginação. Arriscamos. Criámos memórias. E fomos muito felizes!!!

Na verdade, fizemos um Carnaval dentro de outro Carnaval e, agradecemos, de coração, a todas as pessoas envolvidas e que tornaram possível esta exposição e atividades, que deixará marcas em todos os que nelas participaram.

Aceda ao link aqui e veja alguns dos momentos registados ao longo desta exposição.

Designer Luís Stoffel doa ao Museu da Chapelaria peças em exibição na exposição temporária

05 Março 2023

É com muita felicidade que partilhamos convosco a notícia da preciosa doação feita ao Museu, composta por 77 peças da autoria de Luís Stoffel.

Esta doação permitirá registar, para memória futura, a arte da chapelaria portuguesa das décadas de 2010 e 2020, enquanto produção destinada essencialmente às artes do espetáculo - em especial o teatro de revista - e a eventos e produções de moda.

Pode conhecer todas estas extraordinárias peças até 30 de abril, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Chapelaria.