Assinatura de Protocolo de Doação

28 Abril 2023

Assinatura de Protocolo de Doação

Decorreu hoje, na sala de exposições temporárias do Museu da Chapelaria, a assinatura do protocolo de doação das 77 peças que compõe a exposição temporária patente "Luís Stoffel. A Arte da Chapelaria", com a presença do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, a Diretora do Museu, Tânia Reis e o designer responsável por estas peças, Luís Stofell.

A 5 de março de 2023 anunciamos esta doação através das nossas redes sociais e, hoje, a 3 dias do término desta exposição, oficializamos esta união.
Foi com enorme felicidade que a Equipa do Museu recebeu esta preciosa notícia de Luís Stoffel, pois permitirá registar, para memória futura, a arte da chapelaria portuguesa das décadas de 2010 e 2020, enquanto produção destinada essencialmente às artes do espetáculo - em especial o teatro de revista - e a eventos e produções de moda.

Pode conhecer todas estas extraordinárias peças até 30 de abril, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Chapelaria.

Modistas de chapéus. A coleção do Museu Nacional do Traje

01 Abril 2023

Modistas de chapéus. A coleção do Museu Nacional do Traje

O Museu da Chapelaria, inaugura hoje, 1 de abril, a exposição temporária " Modistas de chapéus. A coleção do Museu Nacional do Traje".

Símbolo do empoderamento feminino, o chapéu acompanhou a lenta emancipação das mulheres nas primeiras décadas do século XX.

As modistas de chapéus seguiram o gosto, a classe e o poder das mulheres que preferiam ter um modelo exclusivo, original ou ousado. Integraram os movimentos artísticos emergentes e criaram símbolos de modernidade.

Contar a história desta profissão revelou-se um desafio apaixonante, que encontrou portas por abrir e vidas de muitas mulheres por contar, no tempo de um país onde as suas vozes se ouviam no recato das suas casas ou dos seus ateliers.

Esta expoisção está patente até 5 de novembro de 2023.