Inauguração da exposição temporária Ilariusss. Chapelaria Italiana Contemporânea

16 Maio 2023

No próximo dia 20 de maio, pelas 16h00, a grande sala de exposições temporárias do Museu da Chapelaria, recebe a nova exposição "Ilariusss. Chapelaria Italiana Contemporânea".

Apresentam-se aqui, 52 peças, divididas em nove coleções ecléticas que expressam a sua individualidade: Pop Collection, Black Court, Erotika, Rinascita, Trilogy, El Matador e Cyborg.

Diretamente de Itália, a marca de chapéus Ilariusss - eleva o feltro – matéria-prima de produção de chapéus – a produto de luxo.

Histórica e esteticamente mais tradicional, no imaginário coletivo, o feltro assume-se como um clássico.

Ilariusss reinventa este material. Reinterpreta-o. Redefine-o. Torna-o contemporâneo. Apetecível. E até erótico.

Uma lufada de ar fresco num material que tantas memórias evoca a esta comunidade.

O epíteto de capital portuguesa da chapelaria assenta, mais uma vez, a S. João da Madeira. O Museu da Chapelaria, a par de indústrias como a Cortadoria Nacional do Pêlo e a FEPSA – Feltros Portugueses, S.A., reforçam o posicionamento do território no panorama nacional e internacional desta arte.

A marca nasce em 2013, em Milão, por Ilaria Soncini. A visão criativa da designer é partilhada, três anos depois, com Gemma Vernò.

Maio mês dos Museus

09 Maio 2023

Maio mês dos Museus

Maio é um mês especial para todos os museus e o Museu da Chapelaria não é exceção.

Este ano sob o tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar", pretende-se transmitir que os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, podendo contribuir eficazmente para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das diversas atividades que desenvolvem.

Por esta razão, e em parceria com o Museu do Calçado, preparamos um conjunto de atividades gratuitas para todas as idades.

Junte-se a esta grande festa e celebre a Cultura connosco.

13 de maio

18h00 | Visita guiada ao Museu do Calçado

19h00 | Jantar no Restaurante o Boinas (com 10% de desconto desde que inscritos nas visitas guiadas)

21h00 | Visita guiada ao Museu da Chapelaria

18 de maio

Todo o dia | Entradas e visitas guiadas gratuitas

19 de maio

10h00 ou 14h30 | Masterclass de chapelaria com Gemma e Ilaria | Marca Ilariusss

20 de maio

16h00 | Inauguração da exposição temporária "Ilariusss. Chapelaria Italiana Contemporânea"

À exceção das visitas livres e da inauguração, as restantes atividades carecem de inscrição prévia.
+INFO: museuchapelaria@cm-sjm.pt / 256 200 206