NÚCLEO MUSEOLÓGICO

Comendador Oliveira Júnior.

O empresário visionário

Comendador Oliveira Júnior.

No âmbito das comemorações do seu 10º aniversário (2015), o Museu da Chapelaria inaugurou um novo núcleo museológico dedicado à vida do Comendador António José de Oliveira Júnior, fundador da Empresa Industrial de Chapelaria, atual museu.

 

António José de Oliveira Júnior nasceu a 17 de abril de 1864. Aos 30 anos cria, com Pedro Palmares, a Oliveira & Palmares, a primeira fábrica a vapor com capacidade para fabricar chapéus de pelo. Enquanto industrial integra diversas sociedades mas será com a criação da Empresa Industrial de Chapelaria, em novembro de 1914, que dará início a uma nova era na história industrial da cidade.

Ao introduzir a mecanização da indústria chapeleira na região, Oliveira Júnior permitiu que S. João da Madeira se tornasse num dos maiores centros industriais do país, lugar que ainda hoje ocupa.

 

Oliveira Júnior dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento económico, industrial, social e mesmo cultural, da sua cidade. Desempenhou importantes funções públicas, quer enquanto vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, quer enquanto primeiro Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Oliveira Júnior, considerado um homem pleno e completo, deixa um importante legado à sua terra: o exemplo.

Com esta exposição presta-se homenagem ao homem e ao grande visionário da indústria, que se transformou num importante pilar da comunidade sanjoanense.

 

Este núcleo expositivo é visitável no horário de funcionamento do Museu da Chapelaria.