SEJA VOLUNTÁRIO NO MUSEU



SEJA VOLUNTÁRIO NO MUSEU
Pretende disponibilizar o seu tempo livre para atividades culturais? O mundo dos museus interessa-lhe?
Inscreva-se no nosso programa de voluntariado e adquira novas experiências e competências, tanto sociais como culturais.
Voluntário. Quem é?
O voluntário é uma pessoa que, por escolha própria, dedica uma parte do seu tempo a atividades de solidariedade, de forma altruísta, e sem remuneração. O voluntariado pressupõe DAR (tempo, recursos, trabalho) e RECEBER (satisfação, experiência, relações humanas).
O voluntário rege-se pelos seguintes princípios:
- Solidariedade: numa atitude altruísta, o voluntário exerce uma atividade de interesse coletivo, geral e público. O voluntariado é um meio para dar resposta a necessidades, problemas e interesses de caráter social, e não um fim em si mesmo. A ação voluntária pressupõe um compromisso solidário que visa a melhoria da vida coletiva da comunidade.
- Participação: a intervenção de voluntários realiza-se no seio de atividades de interesse social.
- Complementaridade: o voluntário não existe para substituir os recursos humanos nas entidades promotoras, pelo que deverá evitar desempenhar tarefas que podem ser feitas por trabalhadores profissionais.
- Gratuitidade: o voluntário não é remunerado pelo exercício do seu voluntariado, exercendo o voluntariado como resultado de uma escolha livre, uma opção ética, pessoal e gratuita.
- Responsabilidade: o voluntário é responsável pelo exercício da atividade que se comprometeu realizar, dadas as expetativas criadas aos destinatários desse trabalho voluntário.
- Convergência: a atuação do voluntário deverá estar orientada para com a cultura e objetivos da entidade promotora.
O voluntário desempenha a sua ação por três tipos de motivações:
1- por razões ideológicas, éticas ou morais, que o levam a sentir como seus os problemas e necessidades dos outros, e que o levam a atuar no sentido de melhorar a sociedade.
2- por razões de caráter pessoal, pela necessidade de se sentir socialmente útil, de conhecer e participar em novas experiências, para se formar e desenvolver como pessoa, para se relacionar e trabalhar com os outros.
3- o voluntariado geral, especificamente no que respeita aos idosos, visa sobretudo criar laços entre gerações e potenciar a “passagem do testemunho” de vivências que são tão próprias daquela faixa etária.